Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_AndreiaPaysanJesus.pdf153,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto do treinamento de higiene ambiental, pessoal e dos alimentos dos treinados de unidade de produção de refeições em Brasília, DF
Autor(es): Jesus, Andréia Paysan de
Orientador(es): Sávio, Karin Eleonora Oliveira
Assunto: Segurança alimentar
Higiene
Unidades de alimentação
Alimentos - contaminação
Alimentos - manuseio
Data de apresentação: Out-2006
Data de publicação: 30-Jul-2009
Referência: JESUS, Andréia Paysan de. O impacto do treinamento de higiene ambiental, pessoal e dos alimentos dos treinados de unidade de produção de refeições em Brasília, DF. 2006. 52 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Apesar do avanço tecnológico dos últimos tempos em relação à conservação e higiene dos alimentos, a grande maioria das doenças acontece em decorrência de manipulação ou higienização inadequada, transformando as Unidades Produtoras de Refeições em locais de fácil disseminação destas doenças. Sendo assim, treinamentos periódicos tornam-se necessários, tendo como objetivo principal a adequação do processamento e da manipulação dos alimentos de acordo com as leis vigentes, evitando assim, surtos de toxinfecção alimentar. Por isso avaliou-se o impacto do treinamento frente aos manipuladores treinados de uma UPR de Brasília, DF, como forma de capacitá-los. Com o resultado, pode-se afirmar que o treinamento periódico é de relevância para o acompanhamento e controle desse fluxo de produção como processo de capacitação, educação e motivação dos funcionários. Pode-se ainda afirmar que a higiene ambiental é um dos fatores de maior dificuldade de controle dentro de uma UPR, fazendo-se necessária a implementação de Procedimentos Operacionais Padronizados para a elaboração do Manual de Boas práticas. Ao responsável técnico destas unidades, cabe o conhecimento técnico e científico para dar o suporte necessário aos seus subordinados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.10.TCC.464
Aparece na Coleção:Gastronomia e Segurança Alimentar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.