Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4612
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RaimundaFranciscaXavier.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso sobre as competições no âmbito escolar
Autor(es): Silva, Raimunda Francisca Xavier
Orientador(es): Senna, Marcus Tulius de Paula
Assunto: Competições escolares
Educação física
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 15-Mar-2013
Referência: SILVA, Raimunda Francisca Xavier. Estudo de caso sobre as competições no âmbito escolar. 2012. ix, 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar os aspectos sociais, psicológicos e atitudinais dos alunos em relação às competições escolares na formação humana. De acordo com o referencial teórico utilizado, entende que a escola é responsável pelas maiores manifestações das práticas esportivas e com elas, automaticamente estão as competições. Sendo assim a escola não pode negá-las, mas para que essas manifestações tenham sentido no ambiente escolar é necessário que a escola e principalmente os professores acreditem na possibilidade e função educativa do esporte, sobretudo na competição. A metodologia utilizada para a concretização dos objetivos foi um estudo de caso sobre as competições escolares que se utilizou das pesquisas bibliográficas, da experiência profissional do autor, da observação participante, dos questionários feitos aos alunos competidores e aos professores de Educação Física que, através desses meios concluiu-se que as Competições Escolares apresentam pontos positivos e negativos em relação aos aspectos mencionados acima. A análise e discussão pretendem, através dos argumentos levantados, propor competições pedagógicas no ambiente escolar, enquanto evento da escola e integrado ao Projeto Político-Pedagógico, onde terá que está impregnado com a responsabilidade da educabilidade do sujeito. Como pilares dessa proposta, destacamos os fatores psicológicos, sociais e os valores contidos nela, para sustentar que é possível aprender pela competição, por meio de um tratamento pedagógico, em que as intenções educativas, as condutas e os princípios pedagógicos alimentem a prática educativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons