Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Senna, Marcus Tulius de Paula | - |
dc.contributor.author | Silva, Raimunda Francisca Xavier | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raimunda Francisca Xavier. Estudo de caso sobre as competições no âmbito escolar. 2012. ix, 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é analisar os aspectos sociais, psicológicos e atitudinais dos alunos em relação às competições escolares na formação humana. De acordo com o referencial teórico utilizado, entende que a escola é responsável pelas maiores manifestações das práticas esportivas e com elas, automaticamente estão as competições. Sendo assim a escola não pode negá-las, mas para que essas manifestações tenham sentido no ambiente escolar é necessário que a escola e principalmente os professores acreditem na possibilidade e função educativa do esporte, sobretudo na competição. A metodologia utilizada para a concretização dos objetivos foi um estudo de caso sobre as competições escolares que se utilizou das pesquisas bibliográficas, da experiência profissional do autor, da observação participante, dos questionários feitos aos alunos competidores e aos professores de Educação Física que, através desses meios concluiu-se que as Competições Escolares apresentam pontos positivos e negativos em relação aos aspectos mencionados acima. A análise e discussão pretendem, através dos argumentos levantados, propor competições pedagógicas no ambiente escolar, enquanto evento da escola e integrado ao Projeto Político-Pedagógico, onde terá que está impregnado com a responsabilidade da educabilidade do sujeito. Como pilares dessa proposta, destacamos os fatores psicológicos, sociais e os valores contidos nela, para sustentar que é possível aprender pela competição, por meio de um tratamento pedagógico, em que as intenções educativas, as condutas e os princípios pedagógicos alimentem a prática educativa. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Competições escolares | en |
dc.subject.keyword | Educação física | en |
dc.title | Estudo de caso sobre as competições no âmbito escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-03-15T15:28:02Z | - |
dc.date.available | 2013-03-15T15:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-15T15:28:02Z | - |
dc.date.submitted | 2012-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4612 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|