Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EleniJesusdeSouza.pdf3,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Narrativas visuais : um “olhar” voltado para um cotidiano escolar sob a perspectiva da cultura visual
Autor(es): Souza, Eleni Jesus de
Orientador(es): Cruz, Cecilia Mori
Assunto: Cultura visual
Multiculturalismo
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 20-Fev-2013
Referência: SOUZA, Eleni Jesus de. Narrativas visuais: um “olhar” voltado para um cotidiano escolar sob a perspectiva da cultura visual. 2011. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar o poder visual exercido por uma imagem, cuja dualidade simbólica passeia por entre paredes, cadernos, corpos, cabelos, carteiras, muros de uma escola estadual de Itapetininga, a E.E. AZ1 na qual a autora atua como arte/educadora. Trata se do oriental e milenar, Yin e Yang, tomado como um código do PCC (Primeiro Comando da Capital2), considerado pelos alunos como símbolo de tirania e contravenção às regras sociais. Narrativas visuais é, sobretudo, uma ferramenta na busca de respostas a indagações sobre que é hoje, no Brasil, ser um arte/educador em cenários como os da E.E. AZ: ilhados por violência, drogadição e controle de facções. Busca com ele desenvolver uma teorização e uma problematização sobre a imagem considerada contraventora e o modo como essa espécie de “logotipia” social media a relação indivíduo/escola/cotidiano.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4514
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons