Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4514
Título: | Narrativas visuais : um “olhar” voltado para um cotidiano escolar sob a perspectiva da cultura visual |
Autor(es): | Souza, Eleni Jesus de |
Orientador(es): | Cruz, Cecilia Mori |
Assunto: | Cultura visual Multiculturalismo Arte - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 20-Fev-2013 |
Referência: | SOUZA, Eleni Jesus de. Narrativas visuais: um “olhar” voltado para um cotidiano escolar sob a perspectiva da cultura visual. 2011. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga, 2011. |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar o poder visual exercido por uma imagem, cuja dualidade simbólica passeia por entre paredes, cadernos, corpos, cabelos, carteiras, muros de uma escola estadual de Itapetininga, a E.E. AZ1 na qual a autora atua como arte/educadora. Trata se do oriental e milenar, Yin e Yang, tomado como um código do PCC (Primeiro Comando da Capital2), considerado pelos alunos como símbolo de tirania e contravenção às regras sociais. Narrativas visuais é, sobretudo, uma ferramenta na busca de respostas a indagações sobre que é hoje, no Brasil, ser um arte/educador em cenários como os da E.E. AZ: ilhados por violência, drogadição e controle de facções. Busca com ele desenvolver uma teorização e uma problematização sobre a imagem considerada contraventora e o modo como essa espécie de “logotipia” social media a relação indivíduo/escola/cotidiano. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4514 |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons