Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_CleidianaCardosoNazarenoFerreira_tcc.pdf747,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A estética dramatúrgica do feminismo negro no conto “Maria”, de Conceição Evaristo
Autor(es): Ferreira, Cleidiana Cardoso Nazareno
Orientador(es): Benatti, Barbara Duarte
Assunto: Evaristo, Conceição, 1946-
Decolonialidade
Feminismo negro
Teatro - educação
Ensino médio
Data de apresentação: 22-Fev-2025
Data de publicação: 2-Jan-2026
Referência: FERREIRA, Cleidiana Cardoso Nazareno. A estética dramatúrgica do feminismo negro no conto “Maria”, de Conceição Evaristo. 2025. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás, 2025.
Resumo: A presente monografia tem como objeto de pesquisa o estudo da estética dramatúrgica do feminismo negro no conto “Maria”, de Conceição Evaristo, com eixos calcados em uma proposta feminista, antirracista e decolonial. Nesse propósito, o objetivo geral é fazer uma releitura cênica do referido conto com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública periférica do Distrito Federal. De modo mais específico, a pesquisa objetiva-se em realizar um levantamento sobre os aspectos teóricos que circundam o objeto de pesquisa; promover a possibilidade de compartilhamento dos conhecimentos prévios dos partícipes sobre os conceitos levantados na revisão teórica; analisar a obra em foco; consolidar o produto de pesquisa – produção de roteiro cênico a partir da releitura do conto – e, por fim, avaliar o percurso trilhado. Com o intuito de alcançar os propósitos pretendidos, é utilizada a estratégia metodológica da pesquisa social, pautada na pesquisa-ação (Thiollent, 2011). Sendo assim, é arquitetado o desenvolvimento da revisão conceitual, contemplando o aprofundamento de estudos relacionados à pedagogia decolonial (Walsh, 2009), à pedagogia engajada (hooks, 2013), ao epistemicídio (Carneiro, 2005), ao feminismo negro (Leal, 2023) e às interseccionalidades (Crenshaw, 2002). Atrelada à essa teoria, os participantes realizam a sua análise de forma colaborativa e, por meio do produto de pesquisa, estruturam a reelaboração de novos conhecimentos a partir de seus saberes. Como resultado, essas ações promovem uma transgressão a um sistema fundado no eurocentrismo, permitindo que os estudantesparticipantes da pesquisa mergulhem nas africanidades ancestrais para além do período colonial, compreendendo o conhecimento produzido dentro dessa matriz epistemológica, trazendo-o como matéria-prima para a elaboração do roteiro dramatúrgico. Avaliamos que os objetivos pretendidos são alcançados quando os estudantes conseguem reconhecer as suas identidades e protagonizam essa tomada de consciência com a valorização de suas existênicas na participação da construção do produto de pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.