Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MatheusRodriguesIgnacioASilva_tcc.pdf412,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a educação tecnológica: uma análise preliminar
Autor(es): Silva, Matheus Rodrigues Ignácio de Azevedo
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Políticas públicas
Organizações da Sociedade Civil (OSC)
Políticas públicas educacionais
Data de apresentação: 17-Jul-2025
Data de publicação: 26-Dez-2025
Referência: SILVA, Matheus Rodrigues Ignácio de Azevedo. Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a educação tecnológica: uma análise preliminar. 2025. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dedicadas à educação tecnológica, formuladas e implementadas pelo Terceiro Setor, no desenvolvimento e aprofundamento das políticas públicas de educação no Brasil. A pesquisa busca compreender de que forma essas iniciativas da sociedade civil contribuem para a construção de um ecossistema educacional mais inclusivo e para a redução das desigualdades no acesso ao mercado de tecnologia. Para alcançar esse objetivo, é realizado um estudo de caso aprofundado da OSC Edumi, com foco em seu modelo de atuação e no impacto gerado para seus beneficiários. Isso envolve a análise de dados primários, como entrevistas com sua gestora e questionários com ex-alunos, e de dados secundários, como o Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica do INEP. É realizada uma análise qualitativa do modelo de intervenção da Edumi, examinando os efeitos diretos e indiretos da iniciativa. A pesquisa bibliográfica sobre o ciclo de políticas públicas e o Marco Regulatório das OSCs é utilizada para compreender o contexto em que a organização se insere e como ela impacta as dinâmicas governamentais. Ao final da pesquisa, obtém-se um entendimento mais aprofundado sobre o papel das OSCs como atores estratégicos no ciclo de políticas públicas, contribuindo para aprimorar as estratégias de inclusão digital, formação profissional e as parcerias entre Estado e sociedade civil. A pesquisa revela que, embora eficazes, as OSCs continuam a lidar com desafios de sustentabilidade e articulação com o poder público. A falta de mecanismos ágeis de parceria e financiamento emerge como um ponto de preocupação, evidenciado pela dificuldade da Edumi em colaborar com o setor governamental. A sub-representação feminina e a alta evasão nos cursos de tecnologia em nível nacional, apontadas pelos dados do INEP, destacam a relevância do modelo da Edumi, mas também a necessidade de escalar soluções similares. Esses aspectos ressaltam a importância de abordagens colaborativas e de uma governança mais eficaz para fortalecer o papel da sociedade civil na esfera das políticas educacionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.