Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_RodrigoVargasUbal_tcc.pdf491,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Disparidade de armas e erosão constitucional : análise crítica da Emenda Constitucional 123
Autor(es): Ubal, Rodrigo Vargas
Orientador(es): Oliveira, Paulo Henrique Blair de
Assunto: Emendas constitucionais
Erosão constitucional
Inconstitucionalidade das leis
Brasil. Emenda Constitucional 123/2022
Data de apresentação: 5-Fev-2025
Data de publicação: 19-Dez-2025
Referência: UBAL, Rodrigo Vargas. Disparidade de armas e erosão constitucional: análise crítica da Emenda Constitucional 123. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho analisou o impacto erosivo da Emenda Constitucional 123, de 14 de julho de 2022, na ordem constitucional e democrática brasileira. Por meio de estudo de caso, foram analisados as normas e os procedimentos do processo legislativo constitucional das então Propostas de Emenda à Constituição 1/2022 e 15/2022. Seus motivos determinantes, apresentados na justificação de cada PEC, foram cotejados com a legislação vigente, a doutrina e a jurisprudência judicial majoritária. Verificou-se que, ao conceder benefícios sociais durante o período de defeso eleitoral, nos três meses anteriores ao pleito, estabelecido pelo artigo 73 da Lei 9.504/97, o Presidente da República, candidato à reeleição, obteve destaque desproporcional frente aos demais candidatos ao cargo. Verificou-se também que, para viabilizar a promulgação da EC 123, foram violadas diversas normas, procedimentos, princípios e valores democráticos. Destaca-se, sem esgotá-los, a igualdade entre os candidatos. O estudo de caso abrangeu, incidentalmente, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.212/DF, em que, por maioria de votos, foi declarada a inconstitucionalidade parcial da EC 123.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.