Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LuizFernandoNantesBRiquelme_tcc.pdf441,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O abandono (in)completo dos direitos naturais e a hermenêutica constitucional do direito brasileiro no julgamento da ADI 4.277: a análise de uma conjuntura de crise e de transição paradigmática
Autor(es): Riquelme, Luiz Fernando Nantes Braz
Orientador(es): Rodrigues, Guilherme Scotti
Assunto: Direito natural
Direitos fundamentais
Brasil. Constituição (1988)
Dignidade da pessoa humana
Data de apresentação: 14-Fev-2025
Data de publicação: 17-Dez-2025
Referência: RIQUELME, Luiz Fernando Nantes Braz. O abandono (in)completo dos direitos naturais e a hermenêutica constitucional do direito brasileiro no julgamento da ADI 4.277: a análise de uma conjuntura de crise e de transição paradigmática. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho procura descrever o processo de abandono (in)completo dos direitos naturais e a sua retomada sob a forma reconfigurada de direitos fundamentais. A pesquisa tem como recorte histórico a trajetória dos direitos naturais: o seu nascimento com a emergência do indivíduo no início da modernidade, o seu progressivo abandono por meio da cisão promovida entre o direito e a moral e, por fim, a necessidade de sua retomada e reconfiguração em uma conjuntura contemporânea de crise e de transição paradigmática. Procura-se verificar também como as conclusões obtidas estão contextualizadas no direito brasileiro, em que a Constituição de 1988 surge como um marco simbólico do quadro de transição paradigmática ao consagrar um núcleo rígido de direitos fundamentais e ao estabelecer a dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrático de Direito. Após a análise teórica, procura-se uma aplicação conceitual pela identificação de raízes paradigmáticas nos fundamentos do julgamento da ADI 4.277 pelo Supremo Tribunal Federal, em que a união estável homoafetiva foi reconhecida como entidade familiar. Portanto, o trabalho possui como justificativa possibilitar uma melhor compreensão dos tempos atuais do direito brasileiro, referenciando-o dentro de um possível estado de crise e de transição paradigmática e de surgimento de novas proposições mais eficazes para a resolução de conflitos.
Abstract: This work seeks to describe the (in)complete process of abandoning natural rights and their reconstitution in the form of fundamental rights. The research focuses on the historical trajectory of natural rights: their emergence with the rise of the individual at the beginning of modernity, their gradual abandonment through the separation between law and morality, and, finally, the need for their revival and reconfiguration in a contemporary context of crisis and paradigmatic transition. The study also aims to examine how the conclusions drawn are contextualized within Brazilian law, where the 1988 Constitution emerges as a symbolic milestone of paradigmatic transition by enshrining a rigid core of fundamental rights and establishing human dignity as the foundation of the Democratic Rule of Law. Following the theoretical analysis, the work seeks to apply these concepts by identifying paradigmatic roots in the reasoning behind the Supreme Federal Court's ruling in ADI 4.277, which recognized same-sex stable unions as family entities. Therefore, the study is justified by its aim to provide a better understanding of the current state of Brazilian law, situating it within a possible state of crisis and paradigmatic transition, as well as the emergence of new propositions more effective for conflict resolution.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.