| Título: | Por uma Sociologia Amefricana : oficina de legislações sobre educação étnico-racial no ensino médio brasileiro |
| Autor(es): | Silva, Maria Eduarda Barboza da |
| Orientador(es): | Cigales, Marcelo Pinheiro |
| Assunto: | Relações étnico-raciais Sociologia - estudo e ensino Amefricanidade Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 |
| Data de apresentação: | 23-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 11-Dez-2025 |
| Referência: | SILVA, Maria Eduarda Barboza da. Por uma Sociologia Amefricana: oficina de legislações sobre educação étnico-racial no ensino médio brasileiro. 2025. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Explorando a possibilidade de desenvolver um material didático, este trabalho tem como
proposta construir uma oficina voltada à aplicação por docentes de Sociologia da Educação
Básica, pautada nas bases legais para a educação etnico-racial e na promoção de uma
Sociologia Amefricana. Para isso, busco realizar um apanhado legal das principais legislações
federais que tratam do ensino das relações étnico-raciais no ensino médio, de modo a
sistematizar um embasamento legislativo que corrobora na elaboração de aulas e na
abordagem dessas temáticas em sala. Ademais, articulo essa fundamentação normativa com o
conceito de Amefricanidade, desenvolvido pela intelectual negra Lélia Gonzalez e proponho
uma reflexão para educação e o ensino de Sociologia no ensino médio pautado em sua obra |
| Abstract: | Exploring the possibility of developing educational material, this work aims to create a
workshop for the application of sociology teachers in Basic Education, based on the legal
foundations for ethnic-racial education and the promotion of an Amefrican sociology. To
achieve this, I seek to compile the main federal legislations regarding the teaching of
ethnic-racial relations in high school, in order to systematize a legislative framework that
supports the creation of lessons and the approach of these topics in the classroom.
Furthermore, I connect this normative foundation with the concept of Amefricanity,
developed by the Black intellectual Lélia Gonzalez, and propose a reflection on education and
the teaching of sociology in high school based on her work. |
| Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Ciências Sociais
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