| Título: | Monumentalidade, substantivo feminino : um estudo sobre representações de gênero em monumentos |
| Autor(es): | Prado, Leandra Furst Signori |
| Orientador(es): | Gomes, Ana Lúcia de Abreu |
| Coorientador(es): | Barbosa, Arthur Gomes |
| Assunto: | Monumentos Narrativa Mulheres Identidade |
| Data de apresentação: | 9-Set-2024 |
| Data de publicação: | 6-Dez-2025 |
| Referência: | PRADO, Leandra Furst Signori. Monumentalidade, substantivo feminino: um estudo sobre representações de gênero em monumentos. 2024. 70 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | A escrita tem como objeto o estudo sobre a construção de identidades por meio de
simbologias e objetos físicos em espaços públicos. Por meio de uma perspectiva da
museologia social, explora-se como os monumentos atuam como suportes para o
reconhecimento e reforço de identidades culturais, refletindo relações de poder e
disputas de narrativas. Como referência, o trabalho apresenta e analisa
representações de mulheres em monumentos públicos no Brasil, no século XX e
XXI, com foco inicial na personagem Anita Garibaldi, e depois fazendo paralelos com
os casos de Dandara dos Palmares, Maria Quitéria e Maria Felipa, todas
consideradas heroínas nacionais. A partir de leituras e reflexões de teóricas(os),
analisa-se como a monumentalidade atua na produçao social da memória de
mulheres. Desta forma, a pesquisa explora os monumentos como alegorias de
narrativas e memórias, questionando narrativas hegemônicas, assim, inserida no
eixo da museologia e patrimônio cultural, enfatiza a necessidade de preservar e
reinterpretar o patrimônio para incluir memórias diversas, promovendo então uma
compreensão mais inclusiva e dinâmica da cultura nos espaços públicos. |
| Resumén: | El objetivo de este artículo es estudiar la construcción de identidades a través del
simbolismo y los objetos físicos en los espacios públicos. Desde una perspectiva de
museología social, explora cómo los monumentos actúan como soportes de
reconocimiento y refuerzo de las identidades culturales, reflejando las relaciones de
poder y las disputas por las narrativas. Como referencia, el trabajo presenta y
analiza las representaciones de mujeres en monumentos públicos de Brasil en los
siglos XX y XXI, centrándose inicialmente en el personaje de Anita Garibaldi, para
luego establecer paralelismos con los casos de Dandara dos Palmares, Maria
Quitéria y Maria Felipa, todas consideradas heroínas nacionales. A partir de lecturas
y reflexiones de teoricas, analiza cómo la monumentalidad actúa en la producción
social de la memoria de las mujeres. De este modo, la investigación explora los
monumentos como alegorías de narrativas y memorias, cuestionando las narrativas
hegemónicas, por lo que, insertada en el eje de la museología y el patrimonio
cultural, enfatiza la necesidad de preservar y reinterpretar el patrimonio para incluir
memorias diversas, promoviendo así una comprensión más inclusiva y dinámica de
la cultura en los espacios públicos. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024. |
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| Aparece na Coleção: | Museologia
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