Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LeandraFurstSignoriPrado_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Monumentalidade, substantivo feminino : um estudo sobre representações de gênero em monumentos
Autor(es): Prado, Leandra Furst Signori
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Coorientador(es): Barbosa, Arthur Gomes
Assunto: Monumentos
Narrativa
Mulheres
Identidade
Data de apresentação: 9-Set-2024
Data de publicação: 6-Dez-2025
Referência: PRADO, Leandra Furst Signori. Monumentalidade, substantivo feminino: um estudo sobre representações de gênero em monumentos. 2024. 70 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A escrita tem como objeto o estudo sobre a construção de identidades por meio de simbologias e objetos físicos em espaços públicos. Por meio de uma perspectiva da museologia social, explora-se como os monumentos atuam como suportes para o reconhecimento e reforço de identidades culturais, refletindo relações de poder e disputas de narrativas. Como referência, o trabalho apresenta e analisa representações de mulheres em monumentos públicos no Brasil, no século XX e XXI, com foco inicial na personagem Anita Garibaldi, e depois fazendo paralelos com os casos de Dandara dos Palmares, Maria Quitéria e Maria Felipa, todas consideradas heroínas nacionais. A partir de leituras e reflexões de teóricas(os), analisa-se como a monumentalidade atua na produçao social da memória de mulheres. Desta forma, a pesquisa explora os monumentos como alegorias de narrativas e memórias, questionando narrativas hegemônicas, assim, inserida no eixo da museologia e patrimônio cultural, enfatiza a necessidade de preservar e reinterpretar o patrimônio para incluir memórias diversas, promovendo então uma compreensão mais inclusiva e dinâmica da cultura nos espaços públicos.
Resumén: El objetivo de este artículo es estudiar la construcción de identidades a través del simbolismo y los objetos físicos en los espacios públicos. Desde una perspectiva de museología social, explora cómo los monumentos actúan como soportes de reconocimiento y refuerzo de las identidades culturales, reflejando las relaciones de poder y las disputas por las narrativas. Como referencia, el trabajo presenta y analiza las representaciones de mujeres en monumentos públicos de Brasil en los siglos XX y XXI, centrándose inicialmente en el personaje de Anita Garibaldi, para luego establecer paralelismos con los casos de Dandara dos Palmares, Maria Quitéria y Maria Felipa, todas consideradas heroínas nacionales. A partir de lecturas y reflexiones de teoricas, analiza cómo la monumentalidad actúa en la producción social de la memoria de las mujeres. De este modo, la investigación explora los monumentos como alegorías de narrativas y memorias, cuestionando las narrativas hegemónicas, por lo que, insertada en el eje de la museología y el patrimonio cultural, enfatiza la necesidad de preservar y reinterpretar el patrimonio para incluir memorias diversas, promoviendo así una comprensión más inclusiva y dinámica de la cultura en los espacios públicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.