| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
| dc.contributor.author | Prado, Leandra Furst Signori | - |
| dc.identifier.citation | PRADO, Leandra Furst Signori. Monumentalidade, substantivo feminino: um estudo sobre representações de gênero em monumentos. 2024. 70 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A escrita tem como objeto o estudo sobre a construção de identidades por meio de
simbologias e objetos físicos em espaços públicos. Por meio de uma perspectiva da
museologia social, explora-se como os monumentos atuam como suportes para o
reconhecimento e reforço de identidades culturais, refletindo relações de poder e
disputas de narrativas. Como referência, o trabalho apresenta e analisa
representações de mulheres em monumentos públicos no Brasil, no século XX e
XXI, com foco inicial na personagem Anita Garibaldi, e depois fazendo paralelos com
os casos de Dandara dos Palmares, Maria Quitéria e Maria Felipa, todas
consideradas heroínas nacionais. A partir de leituras e reflexões de teóricas(os),
analisa-se como a monumentalidade atua na produçao social da memória de
mulheres. Desta forma, a pesquisa explora os monumentos como alegorias de
narrativas e memórias, questionando narrativas hegemônicas, assim, inserida no
eixo da museologia e patrimônio cultural, enfatiza a necessidade de preservar e
reinterpretar o patrimônio para incluir memórias diversas, promovendo então uma
compreensão mais inclusiva e dinâmica da cultura nos espaços públicos. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Monumentos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
| dc.title | Monumentalidade, substantivo feminino : um estudo sobre representações de gênero em monumentos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-06T12:11:50Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-06T12:11:50Z | - |
| dc.date.submitted | 2024-09-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42718 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Barbosa, Arthur Gomes | - |
| dc.description.abstract2 | El objetivo de este artículo es estudiar la construcción de identidades a través del
simbolismo y los objetos físicos en los espacios públicos. Desde una perspectiva de
museología social, explora cómo los monumentos actúan como soportes de
reconocimiento y refuerzo de las identidades culturales, reflejando las relaciones de
poder y las disputas por las narrativas. Como referencia, el trabajo presenta y
analiza las representaciones de mujeres en monumentos públicos de Brasil en los
siglos XX y XXI, centrándose inicialmente en el personaje de Anita Garibaldi, para
luego establecer paralelismos con los casos de Dandara dos Palmares, Maria
Quitéria y Maria Felipa, todas consideradas heroínas nacionales. A partir de lecturas
y reflexiones de teoricas, analiza cómo la monumentalidad actúa en la producción
social de la memoria de las mujeres. De este modo, la investigación explora los
monumentos como alegorías de narrativas y memorias, cuestionando las narrativas
hegemónicas, por lo que, insertada en el eje de la museología y el patrimonio
cultural, enfatiza la necesidad de preservar y reinterpretar el patrimonio para incluir
memorias diversas, promoviendo así una comprensión más inclusiva y dinámica de
la cultura en los espacios públicos. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Museologia
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