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Título: A responsabilidade das instituições bancárias por fraudes contra o consumidor idoso
Autor(es): Leitão, Maria Clara Teixeira
Orientador(es): Maciel, Renata Mota
Assunto: Bancos
Idosos
Defesa do consumidor
Proteção de dados
Data de apresentação: 10-Fev-2025
Data de publicação: 5-Dez-2025
Referência: LEITÃO, Maria Clara Teixeira. A responsabilidade das instituições bancárias por fraudes contra o consumidor idoso. 2025. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho busca analisar a dinâmica desigual nas relações de consumo, destacando a vulnerabilidade do consumidor, agravada em casos de hipervulnerabilidade, como a principal trabalhada na pesquisa, a dos idosos, que é considerada devido à assimetria de informações, idade avançada e poder econômico. Como resultado, evidenciou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a legislação complementar, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Estatuto da Pessoa Idosa, impõe responsabilidades às instituições financeiras pela segurança dos dados dos clientes, especialmente em fraudes decorrentes de vazamentos. A jurisprudência reforça a responsabilidade objetiva dos bancos, exigindo medidas de proteção adequadas para consumidores hipervulneráveis. O estudo conclui que a aplicação rigorosa da legislação e políticas específicas são essenciais para promover relações de consumo mais justas e seguras, com atenção especial aos idosos, cuja hipervulnerabilidade exige maior proteção. Além disso, o trabalho destaca a necessidade de soluções equilibradas e corretamente analisadas em casos de fraudes, como a responsabilização integral ou compartilhada dos bancos, dependendo das circunstâncias. Este estudo destaca a importância de aprimorar as medidas de segurança e proteção ao consumidor, especialmente em um cenário tecnológico em constante evolução e considera a correta análise casuística adotada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), como fundamental para garantir a reparação de possíveis danos ao consumidor, assegurando que as instituições financeiras cumpram seu papel de proteger os consumidores.
Abstract: This study aims to analyze the unequal dynamics in consumer relations, highlighting consumer vulnerability, which is aggravated in cases of hypervulnerability, such as the main one studied in the research, that of the elderly, which is considered due to information asymmetry, advanced age, and economic power. As a result, it was shown that the Consumer Defense Code (CDC) and complementary legislation, such as the General Data Protection Law (LGPD) and the Elderly Persons Statute, impose responsibilities on financial institutions for the security of customer data, especially in fraud resulting from leaks. Case law reinforces the objective liability of banks, requiring adequate protection measures for hypervulnerable consumers. The study concludes that strict application of legislation and specific policies are essential to promote fairer and safer consumer relations, with special attention to the elderly, whose hypervulnerability requires greater protection. In addition, the study highlights the need for balanced and correctly analyzed solutions in cases of fraud, such as full or shared liability of banks, depending on the circumstances. This study highlights the importance of improving security and consumer protection measures, especially in a constantly evolving technological scenario, and considers the correct case-by-case analysis adopted by the Superior Court of Justice (STJ) as fundamental to guarantee the reparation of possible damages to the consumer, ensuring that financial institutions fulfill their role of protecting consumers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
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