Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MariaClaraTeixeiraLeitao_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaciel, Renata Mota-
dc.contributor.authorLeitão, Maria Clara Teixeira-
dc.identifier.citationLEITÃO, Maria Clara Teixeira. A responsabilidade das instituições bancárias por fraudes contra o consumidor idoso. 2025. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a dinâmica desigual nas relações de consumo, destacando a vulnerabilidade do consumidor, agravada em casos de hipervulnerabilidade, como a principal trabalhada na pesquisa, a dos idosos, que é considerada devido à assimetria de informações, idade avançada e poder econômico. Como resultado, evidenciou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a legislação complementar, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Estatuto da Pessoa Idosa, impõe responsabilidades às instituições financeiras pela segurança dos dados dos clientes, especialmente em fraudes decorrentes de vazamentos. A jurisprudência reforça a responsabilidade objetiva dos bancos, exigindo medidas de proteção adequadas para consumidores hipervulneráveis. O estudo conclui que a aplicação rigorosa da legislação e políticas específicas são essenciais para promover relações de consumo mais justas e seguras, com atenção especial aos idosos, cuja hipervulnerabilidade exige maior proteção. Além disso, o trabalho destaca a necessidade de soluções equilibradas e corretamente analisadas em casos de fraudes, como a responsabilização integral ou compartilhada dos bancos, dependendo das circunstâncias. Este estudo destaca a importância de aprimorar as medidas de segurança e proteção ao consumidor, especialmente em um cenário tecnológico em constante evolução e considera a correta análise casuística adotada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), como fundamental para garantir a reparação de possíveis danos ao consumidor, assegurando que as instituições financeiras cumpram seu papel de proteger os consumidores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBancospt_BR
dc.subject.keywordIdosospt_BR
dc.subject.keywordDefesa do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordProteção de dadospt_BR
dc.titleA responsabilidade das instituições bancárias por fraudes contra o consumidor idosopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-12-05T10:26:17Z-
dc.date.available2025-12-05T10:26:17Z-
dc.date.submitted2025-02-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42714-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyze the unequal dynamics in consumer relations, highlighting consumer vulnerability, which is aggravated in cases of hypervulnerability, such as the main one studied in the research, that of the elderly, which is considered due to information asymmetry, advanced age, and economic power. As a result, it was shown that the Consumer Defense Code (CDC) and complementary legislation, such as the General Data Protection Law (LGPD) and the Elderly Persons Statute, impose responsibilities on financial institutions for the security of customer data, especially in fraud resulting from leaks. Case law reinforces the objective liability of banks, requiring adequate protection measures for hypervulnerable consumers. The study concludes that strict application of legislation and specific policies are essential to promote fairer and safer consumer relations, with special attention to the elderly, whose hypervulnerability requires greater protection. In addition, the study highlights the need for balanced and correctly analyzed solutions in cases of fraud, such as full or shared liability of banks, depending on the circumstances. This study highlights the importance of improving security and consumer protection measures, especially in a constantly evolving technological scenario, and considers the correct case-by-case analysis adopted by the Superior Court of Justice (STJ) as fundamental to guarantee the reparation of possible damages to the consumer, ensuring that financial institutions fulfill their role of protecting consumers.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.