Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_VitoriaSantosMarquesReis_tcc.pdf2,18 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmendra, Renata Silva-
dc.contributor.authorReis, Vitória Dos Santos Marques dos-
dc.identifier.citationREIS, Vitória Dos Santos Marques dos. Ressignificando o museu vivo da memória candanga: ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA história oficial da construção de Brasília é permeada de narrativas que contribuem para a invisibilização de muitos indivíduos que foram fundamentais para a construção da cidade, além dos que já ganham mais destaque como Kubitschek, Lucio Costa e Niemeyer. A importância e as histórias destes indivíduos invisibilizados, os candangos e candangas, não são mencionadas na dita história oficial, então estes acabam por ficar sem identidade. Sendo assim, essa pesquisa parte de uma revisão bibliográfica para investigar a repercussão das narrativas hegemônicas no contexto do ensino da história de Brasília. O trabalho chegou ao resultado de como pode ser problemático ter uma narrativa hegemônica sobre Brasília e apontando importância da revisão dessa narrativa para o ensino de história local nos anos iniciais. Nesse sentido, analiso o Museu Vivo da Memória Candanga e discuto como a exposição “Poeira, lona e concreto” reforça esta narrativa de uma história com um único ponto de vista. Por fim é apresentada uma proposta de visita ao museu com um grupo escolar do 4º ano do ensino fundamental, onde um dos principais objetivos é dar voz e identidade aos candangos invisibilizados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - históriapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - museuspt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleRessignificando o museu vivo da memória candanga : ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-12-01T21:43:49Z-
dc.date.available2025-12-01T21:43:49Z-
dc.date.submitted2025-02-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42687-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The official history of the construction of Brasília is permeated by narratives that contribute to the invisibility of many individuals who were fundamental to the construction of the city, in addition to those who have already gained more prominence, such as Kubitschek, Lucio Costa and Niemeyer. The importance and stories of these invisible individuals, the candangos and candangas, are not mentioned in the so-called official history, so they end up without na identity. Therefore, this research starts from a bibliographic review to investigate the repercussion of hegemonic narratives in the context of teaching the history of Brasília. The work reached the conclusion that having a hegemonic narrative about Brasília can be problematic and points out the importance of reviewing this narrative for teaching local history in the early years. In this sense, I analyze the Museu Vivo da Memória Candanga and discuss how the exhibition “Poeira, lona e concreto” reinforces this narrative of a history with a single point of view. Finally, a proposal is presented for a visit to the museum with a group of 4th grade elementary school students, where one of the main objectives is to give voice and identity to the invisible candangos.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.