Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_YuriBarbosaSantos_tcc.pdf9,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação, tecnologias e comunicação : a utopia de uma criança dos anos 90
Autor(es): Santos, Yuri Barbosa
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: Tecnologia
Processo educativo
Data de apresentação: 11-Fev-2025
Data de publicação: 1-Dez-2025
Referência: SANTOS, Yuri Barbosa. Educação, tecnologias e comunicação: a utopia de uma criança dos anos 90. 2025. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A educação diz respeito a tudo que vivenciamos no espaço escolar e não-escolar, nossa relação com o mundo, vivências, memórias, identidade e cidadania. As tecnologias são como o leito de um rio, nunca vendo as mesmas águas, um continuum de mixagens e remodelações ao longo do tempo e espaço, mediando a relação das pessoas com o mundo e ciberespaço formado por nativos e imigrantes digitais. Como os processos educativos, as tecnologias e a comunicação impactam na nossa formação e relação com o nosso mundo? Por meio desta pesquisa de tipo autobiográfica, busquei analisar as utopias de uma criança dos anos 90, construindo uma narrativa brasileira. Objetivei assim, mapear conceitos da linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicações (ETEC) em minha trajetória pessoal, dialogar com as referências, incentivar as pesquisas na área, e, demonstrar impactos na minha formação - que começa em 1991, fim da URSS e nascimento da WWW: ambas utopias vivenciadas no antropoceno pelas diversas gerações.
Abstract: A educação diz respeito a tudo que vivenciamos no espaço escolar e não-escolar, nossa relação com o mundo, vivências, memórias, identidade e cidadania. As tecnologias são como o leito de um rio, nunca vendo as mesmas águas, um continuum de mixagens e remodelações ao longo do tempo e espaço, mediando a relação das pessoas com o mundo e ciberespaço formado por nativos e imigrantes digitais. Como os processos educativos, as tecnologias e a comunicação impactam na nossa formação e relação com o nosso mundo? Por meio desta pesquisa de tipo autobiográfica, busquei analisar as utopias de uma criança dos anos 90, construindo uma narrativa brasileira. Objetivei assim, mapear conceitos da linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicações (ETEC) em minha trajetória pessoal, dialogar com as referências, incentivar as pesquisas na área, e, demonstrar impactos na minha formação - que começa em 1991, fim da URSS e nascimento da WWW: ambas utopias vivenciadas no antropoceno pelas diversas gerações.
Resumén: Education relates to everything we experience in both school and non-school settings, our relationship with the world, experiences, memories, identity, and citizenship. Technologies are like the bed of a river, never seeing the same waters, a continuum of mixing and reshaping over time and space, mediating the relationship of people with the world and the cyberspace formed by digital natives and immigrants. How do educational processes, technologies, and communication impact our development and relationship with our world? Through this autobiographical research, i sought to analyze the dreams of a child from the '90s, crafting a Brazilian narrative. I thus aimed to map concepts from the Education, Technologies and Communications (ETEC) line of research in my personal trajectory, to dialog with references, to encourage research in the area, and to demonstrate impacts on my education - which begins in 1991, the end of the USSR and the birth of the WWW: both utopias experienced in the Anthropocene by different generations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.