Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_YuriBarbosaSantos_tcc.pdf9,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVersuti, Andrea Cristina-
dc.contributor.authorSantos, Yuri Barbosa-
dc.identifier.citationSANTOS, Yuri Barbosa. Educação, tecnologias e comunicação: a utopia de uma criança dos anos 90. 2025. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA educação diz respeito a tudo que vivenciamos no espaço escolar e não-escolar, nossa relação com o mundo, vivências, memórias, identidade e cidadania. As tecnologias são como o leito de um rio, nunca vendo as mesmas águas, um continuum de mixagens e remodelações ao longo do tempo e espaço, mediando a relação das pessoas com o mundo e ciberespaço formado por nativos e imigrantes digitais. Como os processos educativos, as tecnologias e a comunicação impactam na nossa formação e relação com o nosso mundo? Por meio desta pesquisa de tipo autobiográfica, busquei analisar as utopias de uma criança dos anos 90, construindo uma narrativa brasileira. Objetivei assim, mapear conceitos da linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicações (ETEC) em minha trajetória pessoal, dialogar com as referências, incentivar as pesquisas na área, e, demonstrar impactos na minha formação - que começa em 1991, fim da URSS e nascimento da WWW: ambas utopias vivenciadas no antropoceno pelas diversas gerações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordProcesso educativopt_BR
dc.titleEducação, tecnologias e comunicação : a utopia de uma criança dos anos 90pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-12-01T21:00:44Z-
dc.date.available2025-12-01T21:00:44Z-
dc.date.submitted2025-02-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42684-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1A educação diz respeito a tudo que vivenciamos no espaço escolar e não-escolar, nossa relação com o mundo, vivências, memórias, identidade e cidadania. As tecnologias são como o leito de um rio, nunca vendo as mesmas águas, um continuum de mixagens e remodelações ao longo do tempo e espaço, mediando a relação das pessoas com o mundo e ciberespaço formado por nativos e imigrantes digitais. Como os processos educativos, as tecnologias e a comunicação impactam na nossa formação e relação com o nosso mundo? Por meio desta pesquisa de tipo autobiográfica, busquei analisar as utopias de uma criança dos anos 90, construindo uma narrativa brasileira. Objetivei assim, mapear conceitos da linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicações (ETEC) em minha trajetória pessoal, dialogar com as referências, incentivar as pesquisas na área, e, demonstrar impactos na minha formação - que começa em 1991, fim da URSS e nascimento da WWW: ambas utopias vivenciadas no antropoceno pelas diversas gerações.pt_BR
dc.description.abstract2Education relates to everything we experience in both school and non-school settings, our relationship with the world, experiences, memories, identity, and citizenship. Technologies are like the bed of a river, never seeing the same waters, a continuum of mixing and reshaping over time and space, mediating the relationship of people with the world and the cyberspace formed by digital natives and immigrants. How do educational processes, technologies, and communication impact our development and relationship with our world? Through this autobiographical research, i sought to analyze the dreams of a child from the '90s, crafting a Brazilian narrative. I thus aimed to map concepts from the Education, Technologies and Communications (ETEC) line of research in my personal trajectory, to dialog with references, to encourage research in the area, and to demonstrate impacts on my education - which begins in 1991, the end of the USSR and the birth of the WWW: both utopias experienced in the Anthropocene by different generations.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.