| Título: | Desenvolvimento do sistema embarcado e controle dos rotores inclináveis de um robô aéreo didático |
| Autor(es): | Almeida, Sarah Caetano de Boueri, Bianca Glycia |
| Orientador(es): | Borges, Geovany Araújo |
| Assunto: | Veículo aéreo não tripulado Veículos Robótica Robôs Robôs aéreos Internet das coisas |
| Data de apresentação: | 20-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 10-Nov-2025 |
| Referência: | ALMEIDA, Sarah Caetano de; BOUERI, Bianca Glycia. Desenvolvimento do sistema embarcado e controle dos rotores inclináveis de um robô aéreo didático. 2025. 133 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) viabiliza a execução de
tarefas que requerem o uso de aeronaves, porém com menor custo e complexidade em
comparação às aeronaves tripuladas. O robô aéreo com dois rotores inclináveis, ou Tilt-Rotor,
é um VANT bi-rotor capaz de inclinar seus rotores para permitir decolagem e pouso verticais,
e voo horizontal; assim é uma aeronave versátil e eficiente que oferece aplicações em diversas
áreas da engenharia. Este trabalho apresenta uma proposta de aperfeiçoamento do robô
aéreo Tilt-Rotor desenvolvido no Laboratório de Automação e Robótica (LARA), tendo como
foco: o desenvolvimento de um novo sistema embarcado, com alteração do microcontrolador
para um ESP32, e que também realiza comunicação com um sistema de aquisição de dados;
além da comparação e validação, em simulação, entre diferentes técnicas para controle de
velocidade dos rotores. O software embarcado desenvolvido tem os seguintes propósitos:
medição da distância entre o robô aéreo e o solo; medições de aceleração linear, velocidade
angular e campo magnético, para o sistema de localização; envio do sinal de controle para
os motores; medição da velocidade dos motores; e comunicação com o sistema de aquisição
de dados, com gerenciamento de filas circulares, por meio de troca de mensagens JSON
entre um servidor e um cliente TCP/IP, pelo modo de geração de uma rede Wi-Fi própria.
Os testes do software embarcado, integrado com o protótipo do hardware montado em
placa perfurada, avaliam a precisão e exatidão das medições dos sensores, assim como se
os requisitos temporais das tarefas estão sendo cumpridos, por se tratar de um sistema
de tempo real. O sistema de aquisição de dados desenvolvido consiste em uma solução
para a aquisição, o armazenamento e a visualização dos dados adquiridos pelos sensores
do microcontrolador ESP32, bem como para atualização dos parâmetros das técnicas de
controle nele implementadas. Por fim, o desenvolvimento, a comparação e a validação
por simulação, nas ferramentas computacionais Simulink e Matlab, de duas técnicas de
controle de velocidade de rotação dos motores do robô aéreo, buscam a precisão e a acurácia
necessárias para que o controlador de atitude e altitude, em uma estrutura em cascata com
o controle dos motores, tenha a garantia de que a velocidade por ele requisitada seja a
velocidade real dos motores, independentemente das características dinâmicas do sistema.
A primeira técnica consiste no controle clássico Proporcional, Integral e Derivativo (PID) e
a segunda se fundamenta nas técnicas de Controle Adaptativo por Modelo de Referência
(MRAC). Os resultados mostram que técnicas de controle adaptativo são mais eficientes em
sistemas de dinâmica variável, como os motores do VANT deste trabalho. |
| Abstract: | The development of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) enables the execution of tasks that
require the use of aircraft with lower cost and complexity compared to manned aircraft.
The aerial robot with two tiltable rotors, known as a Tilt-Rotor, is a bi-rotor UAV capable
of tilting its rotors to allow vertical takeoff and landing, as well as horizontal flight. This
makes it a versatile and efficient aircraft with applications in various engineering fields. This
work presents an improvement proposal for the Tilt-Rotor aerial robot developed at UnB.
A study of previous works was conducted, and the mechanical structure of the platform
was assembled as previously defined. The focus of this work is the development of a new
embedded system due to the replacement of the microcontroller with an ESP32, along with
the development of a data acquisition system and the IoT functionality for communication
with this system. Additionally, different techniques for rotor speed control were compared
and validated through simulation. The developed embedded software has the following
purposes: measuring the distance between the aerial robot and the ground; measuring linear
acceleration, angular velocity, and the magnetic field for the localization system; sending
control signals to the motors; measuring motor speed; and communicating with the data
acquisition system. This is achieved through circular queue management and message
exchange using JSON between a TCP/IP server and client, via the generation of a dedicated
Wi-Fi network. The embedded software tests, integrated with the hardware prototype assembled on a perforated board, evaluate the precision and accuracy of sensor measurements, as
well as whether the system meets the real-time task scheduling requirements. The developed
data acquisition system provides a solution for acquiring, storing, and visualizing sensor
data collected by the ESP32 microcontroller, as well as updating the control parameters
implemented in it. Finally, the development, comparison, and validation of two motor speed
control techniques were performed using simulation tools such as Simulink and Matlab,
aiming for the precision and accuracy necessary to ensure that the requested motor speed
matches the actual motor speed, regardless of the system’s dynamic characteristics. The first
technique consists of the classical Proportional-Integral-Derivative (PID) control, while the
second is based on Model Reference Adaptive Control (MRAC). The results demonstrate
that adaptive control techniques are more efficient in systems with variable dynamics, such
as the motors in the UAV developed in this study, |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.