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Título: Desenvolvimento do sistema embarcado e controle dos rotores inclináveis de um robô aéreo didático
Autor(es): Almeida, Sarah Caetano de
Boueri, Bianca Glycia
Orientador(es): Borges, Geovany Araújo
Assunto: Veículo aéreo não tripulado
Veículos
Robótica
Robôs
Robôs aéreos
Internet das coisas
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: ALMEIDA, Sarah Caetano de; BOUERI, Bianca Glycia. Desenvolvimento do sistema embarcado e controle dos rotores inclináveis de um robô aéreo didático. 2025. 133 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) viabiliza a execução de tarefas que requerem o uso de aeronaves, porém com menor custo e complexidade em comparação às aeronaves tripuladas. O robô aéreo com dois rotores inclináveis, ou Tilt-Rotor, é um VANT bi-rotor capaz de inclinar seus rotores para permitir decolagem e pouso verticais, e voo horizontal; assim é uma aeronave versátil e eficiente que oferece aplicações em diversas áreas da engenharia. Este trabalho apresenta uma proposta de aperfeiçoamento do robô aéreo Tilt-Rotor desenvolvido no Laboratório de Automação e Robótica (LARA), tendo como foco: o desenvolvimento de um novo sistema embarcado, com alteração do microcontrolador para um ESP32, e que também realiza comunicação com um sistema de aquisição de dados; além da comparação e validação, em simulação, entre diferentes técnicas para controle de velocidade dos rotores. O software embarcado desenvolvido tem os seguintes propósitos: medição da distância entre o robô aéreo e o solo; medições de aceleração linear, velocidade angular e campo magnético, para o sistema de localização; envio do sinal de controle para os motores; medição da velocidade dos motores; e comunicação com o sistema de aquisição de dados, com gerenciamento de filas circulares, por meio de troca de mensagens JSON entre um servidor e um cliente TCP/IP, pelo modo de geração de uma rede Wi-Fi própria. Os testes do software embarcado, integrado com o protótipo do hardware montado em placa perfurada, avaliam a precisão e exatidão das medições dos sensores, assim como se os requisitos temporais das tarefas estão sendo cumpridos, por se tratar de um sistema de tempo real. O sistema de aquisição de dados desenvolvido consiste em uma solução para a aquisição, o armazenamento e a visualização dos dados adquiridos pelos sensores do microcontrolador ESP32, bem como para atualização dos parâmetros das técnicas de controle nele implementadas. Por fim, o desenvolvimento, a comparação e a validação por simulação, nas ferramentas computacionais Simulink e Matlab, de duas técnicas de controle de velocidade de rotação dos motores do robô aéreo, buscam a precisão e a acurácia necessárias para que o controlador de atitude e altitude, em uma estrutura em cascata com o controle dos motores, tenha a garantia de que a velocidade por ele requisitada seja a velocidade real dos motores, independentemente das características dinâmicas do sistema. A primeira técnica consiste no controle clássico Proporcional, Integral e Derivativo (PID) e a segunda se fundamenta nas técnicas de Controle Adaptativo por Modelo de Referência (MRAC). Os resultados mostram que técnicas de controle adaptativo são mais eficientes em sistemas de dinâmica variável, como os motores do VANT deste trabalho.
Abstract: The development of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) enables the execution of tasks that require the use of aircraft with lower cost and complexity compared to manned aircraft. The aerial robot with two tiltable rotors, known as a Tilt-Rotor, is a bi-rotor UAV capable of tilting its rotors to allow vertical takeoff and landing, as well as horizontal flight. This makes it a versatile and efficient aircraft with applications in various engineering fields. This work presents an improvement proposal for the Tilt-Rotor aerial robot developed at UnB. A study of previous works was conducted, and the mechanical structure of the platform was assembled as previously defined. The focus of this work is the development of a new embedded system due to the replacement of the microcontroller with an ESP32, along with the development of a data acquisition system and the IoT functionality for communication with this system. Additionally, different techniques for rotor speed control were compared and validated through simulation. The developed embedded software has the following purposes: measuring the distance between the aerial robot and the ground; measuring linear acceleration, angular velocity, and the magnetic field for the localization system; sending control signals to the motors; measuring motor speed; and communicating with the data acquisition system. This is achieved through circular queue management and message exchange using JSON between a TCP/IP server and client, via the generation of a dedicated Wi-Fi network. The embedded software tests, integrated with the hardware prototype assembled on a perforated board, evaluate the precision and accuracy of sensor measurements, as well as whether the system meets the real-time task scheduling requirements. The developed data acquisition system provides a solution for acquiring, storing, and visualizing sensor data collected by the ESP32 microcontroller, as well as updating the control parameters implemented in it. Finally, the development, comparison, and validation of two motor speed control techniques were performed using simulation tools such as Simulink and Matlab, aiming for the precision and accuracy necessary to ensure that the requested motor speed matches the actual motor speed, regardless of the system’s dynamic characteristics. The first technique consists of the classical Proportional-Integral-Derivative (PID) control, while the second is based on Model Reference Adaptive Control (MRAC). The results demonstrate that adaptive control techniques are more efficient in systems with variable dynamics, such as the motors in the UAV developed in this study,
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2025.
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