Resumo: | Esta pesquisa situa-se no campo do desenvolvimento motor e na contribuição da Educação Física para este processo. Este é um campo extenso e bem complexo, visto que compreende uma série de outros conceitos, dos quais não podemos ignorá-los. Deste modo, buscamos compreender e identificar quais as contribuições da Educação Física para o desenvolvimento motor em crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, na cidade de Cacaulândia, Rondônia. Tratou-se de uma abordagem qualitativa que teve como delineamento o estudo de caso, utilizando como ferramentas metodológicas a entrevista estruturada. Também foi realizada a revisão bibliográfica da literatura existente sobre o tema, tendo como principais autores (MARQUES, 1996, ISAYAMA; GALLARDO, 1998, GALLARDO, 2009, COLETIVO DE AUTORES, 2009, BALBÉ; DIAS; SOUZA, 2009, FREIRE; SCAGLIA, 2009) a fim de aproximar as recentes pesquisas sobre o tema relacionado neste trabalho. Ao conceber a identificação dos sujeitos, a fase de desenvolvimento motor dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, as contribuições da Educação Física para o desenvolvimento motor através da categorização da entrevista e análise de conteúdos. Pudemos constatar que as aulas de Educação Física oferecem benefícios necessários para o desenvolvimento motor, bem como para outras aprendizagens dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, noções de corpo, espaço, atitudes comportamentais e valores. |