Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElmaSantosEler.pdf584,6 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Adriane Corrêa da-
dc.contributor.authorEler, Elma Santos-
dc.identifier.citationELER, Elma Santos. A contribuição da educação física para o desenvolvimento motor em crianças do primeiro ano do ensino fundamental na cidade de Cacaulândia, Rondônia. 2012. ix, 63 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Cacaulândia, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro – Licenciatura, Polo Ariquemes-Ro, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractEsta pesquisa situa-se no campo do desenvolvimento motor e na contribuição da Educação Física para este processo. Este é um campo extenso e bem complexo, visto que compreende uma série de outros conceitos, dos quais não podemos ignorá-los. Deste modo, buscamos compreender e identificar quais as contribuições da Educação Física para o desenvolvimento motor em crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, na cidade de Cacaulândia, Rondônia. Tratou-se de uma abordagem qualitativa que teve como delineamento o estudo de caso, utilizando como ferramentas metodológicas a entrevista estruturada. Também foi realizada a revisão bibliográfica da literatura existente sobre o tema, tendo como principais autores (MARQUES, 1996, ISAYAMA; GALLARDO, 1998, GALLARDO, 2009, COLETIVO DE AUTORES, 2009, BALBÉ; DIAS; SOUZA, 2009, FREIRE; SCAGLIA, 2009) a fim de aproximar as recentes pesquisas sobre o tema relacionado neste trabalho. Ao conceber a identificação dos sujeitos, a fase de desenvolvimento motor dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, as contribuições da Educação Física para o desenvolvimento motor através da categorização da entrevista e análise de conteúdos. Pudemos constatar que as aulas de Educação Física oferecem benefícios necessários para o desenvolvimento motor, bem como para outras aprendizagens dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, noções de corpo, espaço, atitudes comportamentais e valores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCapacidade motora nas criançasen
dc.subject.keywordEducação física para criançasen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.titleA contribuição da educação física para o desenvolvimento motor em crianças do primeiro ano do ensino fundamental na cidade de Cacaulândia, Rondôniaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-03T11:02:56Z-
dc.date.available2013-01-03T11:02:56Z-
dc.date.issued2013-01-03T11:02:56Z-
dc.date.submitted2012-08-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4219-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons