Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElmaSantosEler.pdf584,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da educação física para o desenvolvimento motor em crianças do primeiro ano do ensino fundamental na cidade de Cacaulândia, Rondônia
Autor(es): Eler, Elma Santos
Orientador(es): Silva, Adriane Corrêa da
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Educação física para crianças
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 29-Ago-2012
Data de publicação: 3-Jan-2013
Referência: ELER, Elma Santos. A contribuição da educação física para o desenvolvimento motor em crianças do primeiro ano do ensino fundamental na cidade de Cacaulândia, Rondônia. 2012. ix, 63 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Cacaulândia, 2012.
Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo do desenvolvimento motor e na contribuição da Educação Física para este processo. Este é um campo extenso e bem complexo, visto que compreende uma série de outros conceitos, dos quais não podemos ignorá-los. Deste modo, buscamos compreender e identificar quais as contribuições da Educação Física para o desenvolvimento motor em crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, na cidade de Cacaulândia, Rondônia. Tratou-se de uma abordagem qualitativa que teve como delineamento o estudo de caso, utilizando como ferramentas metodológicas a entrevista estruturada. Também foi realizada a revisão bibliográfica da literatura existente sobre o tema, tendo como principais autores (MARQUES, 1996, ISAYAMA; GALLARDO, 1998, GALLARDO, 2009, COLETIVO DE AUTORES, 2009, BALBÉ; DIAS; SOUZA, 2009, FREIRE; SCAGLIA, 2009) a fim de aproximar as recentes pesquisas sobre o tema relacionado neste trabalho. Ao conceber a identificação dos sujeitos, a fase de desenvolvimento motor dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, as contribuições da Educação Física para o desenvolvimento motor através da categorização da entrevista e análise de conteúdos. Pudemos constatar que as aulas de Educação Física oferecem benefícios necessários para o desenvolvimento motor, bem como para outras aprendizagens dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, noções de corpo, espaço, atitudes comportamentais e valores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro – Licenciatura, Polo Ariquemes-Ro, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons