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Título: Desenvolvimento e construção de um simulador de voo utilizando realidade virtual para uma aeronave do tipo planador
Autor(es): Cunha Filho, Cássio Ferreira da
Orientador(es): Miranda, Mateus Rodrigues
Assunto: Aviação experimental
Aeronaves
Data de apresentação: 24-Mar-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: CUNHA FILHO, Cássio Ferreira da. Desenvolvimento e construção de um simulador de voo utilizando realidade virtual para uma aeronave do tipo planador. 2025. 135 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho descreve o processo de idealização, prototipagem, testes, execução e cons trução de um cockpit para simulação de voo de uma aeronave planadora, empregando parâmetros ergonômicos. A motivação para este estudo surge da crescente demanda do mercado por solu ções econômicas que permitam validar aeronaves, testar sistemas e capacitar pilotos de forma eficiente. O objetivo principal deste texto consiste na avaliação das condições de usabilidade e conforto do cockpit, validadas por meio de testes de bancada. Para tanto, foram utilizadas me todologias como mockups rápidos, análise RULA (Rapid Upper Limb Assessment) e package, além da consideração de um público-alvo abrangente e inclusivo, baseado em diretrizes de per centis e antropometria. Os testes realizados permitiram uma abordagem subjetiva da experiência de cada ocupante, por meio da avaliação individual pós-utilização, bem como uma análise ob jetiva centrada nas características e necessidades específicas dos pilotos. Essas análises foram fundamentadas nas morfologias variadas dos pilotos, o que propiciou o refinamento dos parâ metros ergonômicos e a otimização das condições de simulação. Como resultado, foi possível desenvolver um simulador de voo físico que incorpora tais características, visando à validação dos parâmetros ergonômicos e à melhoria da experiência do usuário. Este trabalho contribui, portanto, para o avanço no campo da simulação de voo, oferecendo uma solução acessível e adaptável às necessidades do setor aeronáutico.
Abstract: This work describes the process of conceptualization, prototyping, testing, and implementation of a cockpit for flight simulation of a glider aircraft, employing ergonomic parameters. The motivation for this study arises from the growing market demand for cost-effective solutions to validate aircraft, test systems, and efficiently train pilots. The main objective of this work is to evaluate the usability and comfort conditions of the cockpit, validated through bench tests. To achieve this, methodologies such as rapid mockups, RULA (Rapid Upper Limb Assessment) analysis, and package were used, along with the consideration of a broad and inclusive target audience based on percentile guidelines and anthropometry. The conducted tests allowed for a subjective approach to each occupant’s experience through individual post-usage evaluation, as well as an objective analysis focused on the specific characteristics and needs of the pilots. These analyses were based on the varied morphologies of pilots, enabling the refinement of ergonomic parameters and the optimization of simulation conditions. As a result, a physical flight simulator was developed, incorporating these features to validate ergonomic parameters and enhance the user experience. This work, therefore, contributes to the advancement of flight simulation, offering an accessible and adaptable solution to the needs of the aeronautical sector.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025.
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