| Título: | Desenvolvimento e construção de um simulador de voo utilizando realidade virtual para uma aeronave do tipo planador |
| Autor(es): | Cunha Filho, Cássio Ferreira da |
| Orientador(es): | Miranda, Mateus Rodrigues |
| Assunto: | Aviação experimental Aeronaves |
| Data de apresentação: | 24-Mar-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | CUNHA FILHO, Cássio Ferreira da. Desenvolvimento e construção de um simulador
de voo utilizando realidade virtual para uma aeronave do tipo planador. 2025. 135 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente trabalho descreve o processo de idealização, prototipagem, testes, execução e cons trução de um cockpit para simulação de voo de uma aeronave planadora, empregando parâmetros
ergonômicos. A motivação para este estudo surge da crescente demanda do mercado por solu ções econômicas que permitam validar aeronaves, testar sistemas e capacitar pilotos de forma
eficiente. O objetivo principal deste texto consiste na avaliação das condições de usabilidade e
conforto do cockpit, validadas por meio de testes de bancada. Para tanto, foram utilizadas me todologias como mockups rápidos, análise RULA (Rapid Upper Limb Assessment) e package,
além da consideração de um público-alvo abrangente e inclusivo, baseado em diretrizes de per centis e antropometria. Os testes realizados permitiram uma abordagem subjetiva da experiência
de cada ocupante, por meio da avaliação individual pós-utilização, bem como uma análise ob jetiva centrada nas características e necessidades específicas dos pilotos. Essas análises foram
fundamentadas nas morfologias variadas dos pilotos, o que propiciou o refinamento dos parâ metros ergonômicos e a otimização das condições de simulação. Como resultado, foi possível
desenvolver um simulador de voo físico que incorpora tais características, visando à validação
dos parâmetros ergonômicos e à melhoria da experiência do usuário. Este trabalho contribui,
portanto, para o avanço no campo da simulação de voo, oferecendo uma solução acessível e
adaptável às necessidades do setor aeronáutico. |
| Abstract: | This work describes the process of conceptualization, prototyping, testing, and implementation
of a cockpit for flight simulation of a glider aircraft, employing ergonomic parameters. The
motivation for this study arises from the growing market demand for cost-effective solutions
to validate aircraft, test systems, and efficiently train pilots. The main objective of this work is
to evaluate the usability and comfort conditions of the cockpit, validated through bench tests.
To achieve this, methodologies such as rapid mockups, RULA (Rapid Upper Limb Assessment)
analysis, and package were used, along with the consideration of a broad and inclusive target
audience based on percentile guidelines and anthropometry. The conducted tests allowed for
a subjective approach to each occupant’s experience through individual post-usage evaluation,
as well as an objective analysis focused on the specific characteristics and needs of the pilots.
These analyses were based on the varied morphologies of pilots, enabling the refinement of
ergonomic parameters and the optimization of simulation conditions. As a result, a physical
flight simulator was developed, incorporating these features to validate ergonomic parameters
and enhance the user experience. This work, therefore, contributes to the advancement of flight
simulation, offering an accessible and adaptable solution to the needs of the aeronautical sector. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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