| Título: | Análise de viabilidade técnica e econômica de rotas aéreas e aeronaves do tipo "Freighter" no transporte aéreo de cargas no Brasil |
| Autor(es): | Ferreira, Carlos Eduardo Vaz |
| Orientador(es): | Martins, Polliana Candida Oliveira |
| Coorientador(es): | Celestino, Victor Rafael Rezende |
| Assunto: | Aeronaves Aeronaves de carga Transporte aéreo Transporte aéreo de carga |
| Data de apresentação: | 19-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | FERREIRA, Carlos Eduardo Vaz. Análise de viabilidade técnica e econômica de rotas aéreas e aeronaves do tipo "Freighter" no transporte aéreo de cargas no Brasil. 2025. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho avalia a viabilidade técnica e econômica da operação de aeronaves do tipo
freighter no transporte aéreo de cargas no Brasil. Utilizando dados da Agência Nacional de
Aviação Civil (ANAC), foram analisadas métricas como Custo por Tonelada-Quilômetro
Disponível (CATK), eficiência operacional e consumo de combustível. A otimização de
rotas foi realizada por meio de modelagem computacional baseada em Programação Linear Inteira Mista (MILP), utilizando a biblioteca PuLP. Os resultados indicam que a
implementação de uma frota cargueira exclusiva pode aumentar a eficiência logística, reduzir impactos ambientais e tornar o setor aéreo brasileiro mais competitivo. A pesquisa
também sugere que a adoção de estratégias de otimização de rotas e frotas pode reduzir
custos operacionais e melhorar a viabilidade econômica do transporte aéreo de cargas no
país. |
| Abstract: | This study evaluates the technical and economic feasibility of operating freighter aircraft for air cargo transportation in Brazil. Using data from the National Civil Aviation
Agency (ANAC), key metrics such as Cost per Available Tonne-Kilometer (CATK), operational efficiency, and fuel consumption were analyzed. Route optimization was conducted
through computational modeling based on Mixed-Integer Linear Programming (MILP),
using the PuLP library. The results indicate that implementing a dedicated freighter fleet
can enhance logistical efficiency, reduce environmental impacts, and increase the competitiveness of Brazil’s air cargo sector. The research also suggests that adopting optimized
route and fleet strategies can lower operational costs and improve the economic viability
of air cargo transportation in the country. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE), 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.