Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_CarlosEduardoVazFerreira_tcc.pdf6,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de viabilidade técnica e econômica de rotas aéreas e aeronaves do tipo "Freighter" no transporte aéreo de cargas no Brasil
Autor(es): Ferreira, Carlos Eduardo Vaz
Orientador(es): Martins, Polliana Candida Oliveira
Coorientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Aeronaves
Aeronaves de carga
Transporte aéreo
Transporte aéreo de carga
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: FERREIRA, Carlos Eduardo Vaz. Análise de viabilidade técnica e econômica de rotas aéreas e aeronaves do tipo "Freighter" no transporte aéreo de cargas no Brasil. 2025. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho avalia a viabilidade técnica e econômica da operação de aeronaves do tipo freighter no transporte aéreo de cargas no Brasil. Utilizando dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foram analisadas métricas como Custo por Tonelada-Quilômetro Disponível (CATK), eficiência operacional e consumo de combustível. A otimização de rotas foi realizada por meio de modelagem computacional baseada em Programação Linear Inteira Mista (MILP), utilizando a biblioteca PuLP. Os resultados indicam que a implementação de uma frota cargueira exclusiva pode aumentar a eficiência logística, reduzir impactos ambientais e tornar o setor aéreo brasileiro mais competitivo. A pesquisa também sugere que a adoção de estratégias de otimização de rotas e frotas pode reduzir custos operacionais e melhorar a viabilidade econômica do transporte aéreo de cargas no país.
Abstract: This study evaluates the technical and economic feasibility of operating freighter aircraft for air cargo transportation in Brazil. Using data from the National Civil Aviation Agency (ANAC), key metrics such as Cost per Available Tonne-Kilometer (CATK), operational efficiency, and fuel consumption were analyzed. Route optimization was conducted through computational modeling based on Mixed-Integer Linear Programming (MILP), using the PuLP library. The results indicate that implementing a dedicated freighter fleet can enhance logistical efficiency, reduce environmental impacts, and increase the competitiveness of Brazil’s air cargo sector. The research also suggests that adopting optimized route and fleet strategies can lower operational costs and improve the economic viability of air cargo transportation in the country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE), 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.