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dc.contributor.advisorMartins, Polliana Candida Oliveira-
dc.contributor.authorFerreira, Carlos Eduardo Vaz-
dc.identifier.citationFERREIRA, Carlos Eduardo Vaz. Análise de viabilidade técnica e econômica de rotas aéreas e aeronaves do tipo "Freighter" no transporte aéreo de cargas no Brasil. 2025. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE), 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho avalia a viabilidade técnica e econômica da operação de aeronaves do tipo freighter no transporte aéreo de cargas no Brasil. Utilizando dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foram analisadas métricas como Custo por Tonelada-Quilômetro Disponível (CATK), eficiência operacional e consumo de combustível. A otimização de rotas foi realizada por meio de modelagem computacional baseada em Programação Linear Inteira Mista (MILP), utilizando a biblioteca PuLP. Os resultados indicam que a implementação de uma frota cargueira exclusiva pode aumentar a eficiência logística, reduzir impactos ambientais e tornar o setor aéreo brasileiro mais competitivo. A pesquisa também sugere que a adoção de estratégias de otimização de rotas e frotas pode reduzir custos operacionais e melhorar a viabilidade econômica do transporte aéreo de cargas no país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAeronavespt_BR
dc.subject.keywordAeronaves de cargapt_BR
dc.subject.keywordTransporte aéreopt_BR
dc.subject.keywordTransporte aéreo de cargapt_BR
dc.titleAnálise de viabilidade técnica e econômica de rotas aéreas e aeronaves do tipo "Freighter" no transporte aéreo de cargas no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T19:41:35Z-
dc.date.available2025-11-05T19:41:35Z-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42150-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoCelestino, Victor Rafael Rezende-
dc.description.abstract1This study evaluates the technical and economic feasibility of operating freighter aircraft for air cargo transportation in Brazil. Using data from the National Civil Aviation Agency (ANAC), key metrics such as Cost per Available Tonne-Kilometer (CATK), operational efficiency, and fuel consumption were analyzed. Route optimization was conducted through computational modeling based on Mixed-Integer Linear Programming (MILP), using the PuLP library. The results indicate that implementing a dedicated freighter fleet can enhance logistical efficiency, reduce environmental impacts, and increase the competitiveness of Brazil’s air cargo sector. The research also suggests that adopting optimized route and fleet strategies can lower operational costs and improve the economic viability of air cargo transportation in the country.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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