| Título: | A tragédia grega como recurso didático nas artes cênicas |
| Autor(es): | Carsan, Leonardo |
| Orientador(es): | Moreira, Saulo Silva |
| Assunto: | Tragédia grega Teatro LGBTQIAP+ Representações sociais |
| Data de apresentação: | 29-Jan-2025 |
| Data de publicação: | 4-Nov-2025 |
| Referência: | CARSAN, Leonardo. A tragédia grega como recurso didático nas artes cênicas. 2025. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a tragédia grega enquanto recurso
didático nas Artes Cênicas, propondo uma abordagem crítica e dinâmica ao
questionar a visão aristotélica tradicional sobre esse gênero teatral. Através de uma
análise reflexiva, buscamos desconstruir os princípios que sustentam a estrutura
clássica das tragédias, abrindo espaço para uma nova leitura que inclua elementos
da cultura contemporânea, como o Ballroom e o Movimento Queer. A proposta central
é desafiarmos a estética convencional do teatro, tradicionalmente pautada em uma
visão normativa e excludente, e, assim, promover um espaço mais inclusivo e diverso
no palco. O estudo busca, portanto, abrir novos caminhos para a formação de um
teatro que, além de respeitar sua origem, se reinvente ao incorporar a pluralidade
cultural e social do presente. |
| Abstract: | This study aims to analyze Greek tragedy as a teaching resource in the
Performing Arts, proposing a critical and dynamic approach by questioning the
traditional Aristotelian view of this theatrical genre. Through a reflective analysis, we
seek to deconstruct the principles that support the classical structure of tragedies,
opening space for a new reading that includes elements of contemporary culture, such
as Ballroom and the Queer Movement. The central proposal is to challenge the
conventional aesthetics of theater, traditionally based on a normative and exclusionary
vision, and promote a more inclusive and diverse space on stage. The study therefore
seeks to open new paths for the formation of a theater that, in addition to respecting
its origins, reinvents itself by incorporating the cultural and social plurality of the
present. |
| Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.