Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42112
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LeonardoCarsan_tcc.pdf627,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A tragédia grega como recurso didático nas artes cênicas
Autor(es): Carsan, Leonardo
Orientador(es): Moreira, Saulo Silva
Assunto: Tragédia grega
Teatro
LGBTQIAP+
Representações sociais
Data de apresentação: 29-Jan-2025
Data de publicação: 4-Nov-2025
Referência: CARSAN, Leonardo. A tragédia grega como recurso didático nas artes cênicas. 2025. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a tragédia grega enquanto recurso didático nas Artes Cênicas, propondo uma abordagem crítica e dinâmica ao questionar a visão aristotélica tradicional sobre esse gênero teatral. Através de uma análise reflexiva, buscamos desconstruir os princípios que sustentam a estrutura clássica das tragédias, abrindo espaço para uma nova leitura que inclua elementos da cultura contemporânea, como o Ballroom e o Movimento Queer. A proposta central é desafiarmos a estética convencional do teatro, tradicionalmente pautada em uma visão normativa e excludente, e, assim, promover um espaço mais inclusivo e diverso no palco. O estudo busca, portanto, abrir novos caminhos para a formação de um teatro que, além de respeitar sua origem, se reinvente ao incorporar a pluralidade cultural e social do presente.
Abstract: This study aims to analyze Greek tragedy as a teaching resource in the Performing Arts, proposing a critical and dynamic approach by questioning the traditional Aristotelian view of this theatrical genre. Through a reflective analysis, we seek to deconstruct the principles that support the classical structure of tragedies, opening space for a new reading that includes elements of contemporary culture, such as Ballroom and the Queer Movement. The central proposal is to challenge the conventional aesthetics of theater, traditionally based on a normative and exclusionary vision, and promote a more inclusive and diverse space on stage. The study therefore seeks to open new paths for the formation of a theater that, in addition to respecting its origins, reinvents itself by incorporating the cultural and social plurality of the present.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.