Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42112
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LeonardoCarsan_tcc.pdf627,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoreira, Saulo Silva-
dc.contributor.authorCarsan, Leonardo-
dc.identifier.citationCARSAN, Leonardo. A tragédia grega como recurso didático nas artes cênicas. 2025. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a tragédia grega enquanto recurso didático nas Artes Cênicas, propondo uma abordagem crítica e dinâmica ao questionar a visão aristotélica tradicional sobre esse gênero teatral. Através de uma análise reflexiva, buscamos desconstruir os princípios que sustentam a estrutura clássica das tragédias, abrindo espaço para uma nova leitura que inclua elementos da cultura contemporânea, como o Ballroom e o Movimento Queer. A proposta central é desafiarmos a estética convencional do teatro, tradicionalmente pautada em uma visão normativa e excludente, e, assim, promover um espaço mais inclusivo e diverso no palco. O estudo busca, portanto, abrir novos caminhos para a formação de um teatro que, além de respeitar sua origem, se reinvente ao incorporar a pluralidade cultural e social do presente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTragédia gregapt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.titleA tragédia grega como recurso didático nas artes cênicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-04T17:51:51Z-
dc.date.available2025-11-04T17:51:51Z-
dc.date.submitted2025-01-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42112-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyze Greek tragedy as a teaching resource in the Performing Arts, proposing a critical and dynamic approach by questioning the traditional Aristotelian view of this theatrical genre. Through a reflective analysis, we seek to deconstruct the principles that support the classical structure of tragedies, opening space for a new reading that includes elements of contemporary culture, such as Ballroom and the Queer Movement. The central proposal is to challenge the conventional aesthetics of theater, traditionally based on a normative and exclusionary vision, and promote a more inclusive and diverse space on stage. The study therefore seeks to open new paths for the formation of a theater that, in addition to respecting its origins, reinvents itself by incorporating the cultural and social plurality of the present.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.