| Título: | A boa governança orçamentária da educação básica na cidade de São Paulo : análise do risco fiscal na reserva de contingência para aquisição de materiais de consumo | 
| Autor(es): | Lopes, Adriano Ricardo | 
| Orientador(es): | Valente, Ana Cláudia de Souza | 
| Assunto: | Investimentos públicos Educação
 Finanças municipais
 Orçamento público
 Repasse de verba federal
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| Data de apresentação: | 25-Jun-2024 | 
| Data de publicação: | 28-Out-2025 | 
| Referência: | LOPES, Adriano Ricardo. A boa governança orçamentária da educação básica na cidade de São Paulo: análise do risco fiscal na reserva de contingência para aquisição de materiais de consumo. 2024. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | 
| Resumo: | Este trabalho tem por finalidade analisar o risco fiscal na reserva de contingência federal no 
repasse de recursos de educação da União, quanto à aquisição de materiais de consumo na 
educação básica, para o Município de São Paulo, por haver poucos estudos sobre o tema, 
apesar de sua relevância. Para tanto, utilizou-se categorias teóricas relacionadas à literatura 
sobre reserva de contingência no Brasil na perspectiva da Lei de Responsabilidade Fiscal e da 
gestão de riscos. O percurso metodológico fez uso das abordagens quantitativa e qualitativa, 
recorte transversal, com dados coletados diretamente dos portais da transparência federal e 
municipal. Como principal resultado, percebe-se boa governança orçamentária na gestão de 
riscos da cidade de São Paulo, sem ter sido necessária a utilização da reserva de contingência 
para a educação fundamental, atendendo ao princípio da programação orçamentária. Outro 
resultado importante foi a elaboração de uma alternativa de redução dos gastos para a área em 
questão, quanto ao remanejamento dos materiais ociosos. Sendo assim, este trabalho contribui 
sob o ponto de vista político-social quanto à utilização de recursos e a reserva de contingência 
para a educação, ao identificar boas práticas de governança orçamentária na educação. | 
| Abstract: | This work aims to analyze the fiscal risk in the federal contingency reserve concerning the 
transfer of education resources from the Union for the acquisition of consumable materials in 
basic education for the Municipality of São Paulo, due to the lack of studies on the subject 
despite its relevance. For this purpose, theoretical categories related to the literature on 
contingency reserves in Brazil from the perspective of the Fiscal Responsibility Law and risk 
management were used. The methodological approach employed both quantitative and 
qualitative approaches, a cross-sectional cut, with data collected directly from the federal and 
municipal transparency portals. The main result shows good budget governance in risk 
management in the city of São Paulo, without the need to use the contingency reserve for 
fundamental education, adhering to the principle of budget programming. Another important 
result was the development of an alternative to reduce expenses in the area in question, 
regarding the reallocation of idle materials. Thus, this work contributes from a political-social 
perspective regarding the use of resources and the contingency reserve for education, by 
identifying good budget governance practices in education. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. | 
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| Aparece na Coleção: | Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público 
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