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dc.contributor.advisorValente, Ana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorLopes, Adriano Ricardo-
dc.identifier.citationLOPES, Adriano Ricardo. A boa governança orçamentária da educação básica na cidade de São Paulo: análise do risco fiscal na reserva de contingência para aquisição de materiais de consumo. 2024. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade analisar o risco fiscal na reserva de contingência federal no repasse de recursos de educação da União, quanto à aquisição de materiais de consumo na educação básica, para o Município de São Paulo, por haver poucos estudos sobre o tema, apesar de sua relevância. Para tanto, utilizou-se categorias teóricas relacionadas à literatura sobre reserva de contingência no Brasil na perspectiva da Lei de Responsabilidade Fiscal e da gestão de riscos. O percurso metodológico fez uso das abordagens quantitativa e qualitativa, recorte transversal, com dados coletados diretamente dos portais da transparência federal e municipal. Como principal resultado, percebe-se boa governança orçamentária na gestão de riscos da cidade de São Paulo, sem ter sido necessária a utilização da reserva de contingência para a educação fundamental, atendendo ao princípio da programação orçamentária. Outro resultado importante foi a elaboração de uma alternativa de redução dos gastos para a área em questão, quanto ao remanejamento dos materiais ociosos. Sendo assim, este trabalho contribui sob o ponto de vista político-social quanto à utilização de recursos e a reserva de contingência para a educação, ao identificar boas práticas de governança orçamentária na educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInvestimentos públicospt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordFinanças municipaispt_BR
dc.subject.keywordOrçamento públicopt_BR
dc.subject.keywordRepasse de verba federalpt_BR
dc.titleA boa governança orçamentária da educação básica na cidade de São Paulo : análise do risco fiscal na reserva de contingência para aquisição de materiais de consumopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-28T11:11:59Z-
dc.date.available2025-10-28T11:11:59Z-
dc.date.submitted2024-06-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42036-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the fiscal risk in the federal contingency reserve concerning the transfer of education resources from the Union for the acquisition of consumable materials in basic education for the Municipality of São Paulo, due to the lack of studies on the subject despite its relevance. For this purpose, theoretical categories related to the literature on contingency reserves in Brazil from the perspective of the Fiscal Responsibility Law and risk management were used. The methodological approach employed both quantitative and qualitative approaches, a cross-sectional cut, with data collected directly from the federal and municipal transparency portals. The main result shows good budget governance in risk management in the city of São Paulo, without the need to use the contingency reserve for fundamental education, adhering to the principle of budget programming. Another important result was the development of an alternative to reduce expenses in the area in question, regarding the reallocation of idle materials. Thus, this work contributes from a political-social perspective regarding the use of resources and the contingency reserve for education, by identifying good budget governance practices in education.pt_BR
Aparece na Coleção:Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público



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