| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Valente, Ana Cláudia de Souza | - |
| dc.contributor.author | Lopes, Adriano Ricardo | - |
| dc.identifier.citation | LOPES, Adriano Ricardo. A boa governança orçamentária da educação básica na cidade de São Paulo: análise do risco fiscal na reserva de contingência para aquisição de materiais de consumo. 2024. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade analisar o risco fiscal na reserva de contingência federal no
repasse de recursos de educação da União, quanto à aquisição de materiais de consumo na
educação básica, para o Município de São Paulo, por haver poucos estudos sobre o tema,
apesar de sua relevância. Para tanto, utilizou-se categorias teóricas relacionadas à literatura
sobre reserva de contingência no Brasil na perspectiva da Lei de Responsabilidade Fiscal e da
gestão de riscos. O percurso metodológico fez uso das abordagens quantitativa e qualitativa,
recorte transversal, com dados coletados diretamente dos portais da transparência federal e
municipal. Como principal resultado, percebe-se boa governança orçamentária na gestão de
riscos da cidade de São Paulo, sem ter sido necessária a utilização da reserva de contingência
para a educação fundamental, atendendo ao princípio da programação orçamentária. Outro
resultado importante foi a elaboração de uma alternativa de redução dos gastos para a área em
questão, quanto ao remanejamento dos materiais ociosos. Sendo assim, este trabalho contribui
sob o ponto de vista político-social quanto à utilização de recursos e a reserva de contingência
para a educação, ao identificar boas práticas de governança orçamentária na educação. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Investimentos públicos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Finanças municipais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Orçamento público | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Repasse de verba federal | pt_BR |
| dc.title | A boa governança orçamentária da educação básica na cidade de São Paulo : análise do risco fiscal na reserva de contingência para aquisição de materiais de consumo | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T11:11:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T11:11:59Z | - |
| dc.date.submitted | 2024-06-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42036 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This work aims to analyze the fiscal risk in the federal contingency reserve concerning the
transfer of education resources from the Union for the acquisition of consumable materials in
basic education for the Municipality of São Paulo, due to the lack of studies on the subject
despite its relevance. For this purpose, theoretical categories related to the literature on
contingency reserves in Brazil from the perspective of the Fiscal Responsibility Law and risk
management were used. The methodological approach employed both quantitative and
qualitative approaches, a cross-sectional cut, with data collected directly from the federal and
municipal transparency portals. The main result shows good budget governance in risk
management in the city of São Paulo, without the need to use the contingency reserve for
fundamental education, adhering to the principle of budget programming. Another important
result was the development of an alternative to reduce expenses in the area in question,
regarding the reallocation of idle materials. Thus, this work contributes from a political-social
perspective regarding the use of resources and the contingency reserve for education, by
identifying good budget governance practices in education. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público
|