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Título: Blackface digital : o escárnio do passado reinventado no presente
Autor(es): Batista, Jéssica da Luz
Orientador(es): Duarte, Evandro Charles Piza
Coorientador(es): Silva, Géssica Priscila Arcanjo da
Assunto: Discriminação racial
Estereótipos raciais
Racismo
Mídia - questão racial
Data de apresentação: 14-Jul-2025
Data de publicação: 14-Out-2025
Referência: BATISTA, Jéssica da Luz. Blackface digital: o escárnio do passado reinventado no presente.2025 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo objetiva-se a investigar o fenômeno do blackface e suas manifestações contemporâneas, centralizando-se na prática do blackface digital no Brasil, bem como, observando suas raízes históricas, sua atualização nas plataformas digitais e sua relação com o racismo presente nas diversas estruturas da sociedade brasileira. Por meio da análise, a pesquisa explora como essa prática, que se originou nos teatros de menestréis, continua vigorando sob novas representações simbólicas, reforçando estereótipos raciais e naturalizando as desigualdades. Utilizando revisão bibliográfica e análise de conteúdo, o estudo percorre desde o surgimento do blackface nas tradições cênicas anglófonas até sua apropriação no cenário brasileiro, passando pela televisão, carnaval e redes sociais. Ademais, problematiza-se a eficácia da legislação antirracista brasileira frente às práticas racistas em ambientes digitais, destacando-se os desafios probatórios e a resistência institucional em considerar o racismo como uma questão estrutural. Conclui-se que o blackface, inclusive em sua forma digital, não se trata de um simples ato cômico ou homenagem, mas de uma prática de exclusão simbólica que reforça e sustenta a lógica da branquitude e compromete o avanço rumo à igualdade racial.
Abstract: This study aims to investigate the phenomenon of blackface and its contemporary manifestations, focusing on the practice of digital blackface in Brazil, while also examining its historical roots, its adaptation to digital platforms, and its connection to racism embedded in various structures of Brazilian society. Through critical analysis, the research explores how this practice, originating in minstrel theatre, continues to persist through new symbolic representations, reinforcing racial stereotypes and naturalizing social inequalities. Using bibliographic review and content analysis, the study traces the trajectory of blackface from its emergence in Anglophone theatrical traditions to its appropriation in the Brazilian context, including its presence in television, carnival, and social media. Furthermore, the study questions the effectiveness of Brazilian anti-racist legislation in confronting racist practices in digital environments, highlighting evidentiary challenges and institutional resistance to recognizing racism as a structural issue. The study concludes that blackface, including in its digital form, is not merely a comic gesture or tribute, but rather a practice of symbolic exclusion that reinforces and sustains the logic of whiteness and hinders progress toward racial equality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
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