Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_DanielaRochaDeSouza_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mecanismos de transparência salarial : a Lei da Igualdade Salarial à luz da ADI 7612 e das experiências internacionais no tratamento da igualdade de gênero
Autor(es): Souza, Daniela Rocha de
Orientador(es): Escrivão Filho, Antônio Sérgio
Assunto: Salários
Desigualdade de gênero
Discriminação de sexo no emprego
Data de apresentação: 17-Jun-2025
Data de publicação: 13-Out-2025
Referência: SOUZA, Daniela Rocha de. Mecanismos de transparência salarial: a Lei da Igualdade Salarial à luz da ADI 7612 e das experiências internacionais no tratamento da igualdade de gênero. 2025. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as políticas de transparência salarial, analisando a experiência do Brasil e do mundo, e sua relação com o fenômeno da desigualdade salarial de gênero. A pesquisa está dividida em três capítulos, que abordam a Lei da Igualdade Salarial (LIS) no Brasil e à luz da ADI 7612; as normas internacionais sobre o tema; e a análise de gênero a partir de uma perspectiva jurídico-social. No primeiro capítulo, é feita a análise da LIS, a partir do estudo de caso da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7612), ajuizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que questiona a constitucionalidade dos mecanismos de transparência previstos na lei. O segundo capítulo examina a experiência internacional, com destaque para a União Europeia (UE) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), a partir de análise de fontes normativas que regulamentam o assunto, concluindo que o Brasil destaca-se como pioneiro na América Latina ao adotar legislação específica sobre transparência salarial. Por fim, o terceiro capítulo traça um histórico do tratamento jurídico conferido às mulheres, mapeando dados que explicam a persistência da desigualdade salarial. Constatou-se que a desigualdade salarial persiste devido às estruturas sociais e culturais profundamente enraizadas, fato que exige políticas públicas que abordem não apenas a transparência salarial, mas também as dinâmicas de gênero e raça para garantir equidade real.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.