Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JoaoPedroDaSilvaMoura_tcc.pdf447,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qual o relacionamento dos estudantes da Universidade de Brasília com suas finanças durante a pandemia de COVID-19?
Autor(es): Moura, João Pedro da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Finanças pessoais
Pandemia
Planejamento financeiro
Educação financeira
Data de apresentação: 11-Fev-2025
Data de publicação: 6-Out-2025
Referência: MOURA, João Pedro da Silva. Qual o relacionamento dos estudantes da Universidade de Brasília com suas finanças durante a pandemia de COVID-19?. 2025. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A educação financeira no Brasil é um tema a ser desenvolvido, tendo em vista, que foi impactada por um histórico de instabilidade política e econômica. A hiperinflação, trocas de moeda e crises econômicas influenciaram negativamente o comportamento financeiro da população, resultando na falta de conhecimento sobre gestão financeira. Diante desta realidade este trabalho de conclusão de curso investiga o impacto da pandemia de Covid-19 nas finanças dos estudantes de ciências contábeis, analisando estratégias adotadas para se readequarem financeiramente e qual a relação dos indivíduos com sua educação financeira. A crise econômica agravou os problemas de endividamento e reduziu o poder aquisitivo, aumentando o estresse financeiro e dificultando a adaptação à nossa realidade econômica em âmbito mundial. A pesquisa foi realizada com estudantes de ciências contábeis por meio de formulário, analisando padrões de comportamento financeiro antes, durante a pandemia. Os resultados mostram que para a maioria dos estudantes a pandemia não foi um agravo significativo na sua realidade financeira. Pois, não houve perca considerável da renda e, além disso, constatou-se que o acesso à educação financeira não está diretamente ligado ao nível de escolaridade, mas às origens e métodos de aprendizado. Este estudo destaca a importância da educação financeira na prevenção de crises financeiras individuais e familiares. Além disso, reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à alfabetização financeira e à implementação de estratégias para estimular a formação de reservas de emergência. Os resultados encontrados abrem caminhos para futuras pesquisas sobre a relação entre comportamento financeiro e influência de crises econômicas em diferentes segmentos da população.
Abstract: La educación financiera en Brasil es un tema a desarrollar, considerando que ha sido impactado por una historia de inestabilidad política y económica. La hiperinflación, los cambios de presidentes y las crisis económicas han influido negativamente en el comportamiento financiero de la población, provocando un desconocimiento sobre su gestión financiera. Ante esta realidad, este trabajo de finalización de carrera investiga el impacto de la pandemia de Covid-19 en las finanzas de los estudiantes de contabilidad, analizando las estrategias adoptadas para adaptarse financieramente y la relación entre los individuos y su educación financiera. La crisis económica empeoró los problemas de deuda y redujo el poder adquisitivo, aumentando el estrés financiero y dificultando la adaptación a nuestra realidad económica global. La investigación se realizó con estudiantes de contabilidad mediante un formulario, analizando patrones de comportamiento financiero antes, durante la pandemia. Los resultados muestran que para la mayoría de los estudiantes la pandemia no fue un problema significativo en su realidad financiera. Por lo tanto, no hubo pérdida considerable de ingresos y, además, se encontró que el acceso a la educación financiera no está directamente vinculado al nivel de educación, sino a los orígenes y métodos de aprendizaje. Este estudio destaca la importancia de la educación financiera en la prevención de crisis financieras individuales y familiares. Además, refuerza la necesidad de políticas públicas dirigidas a la educación financiera y la implementación de estrategias para fomentar la formación de reservas de emergencia. Los resultados encontrados abren el camino para futuras investigaciones sobre la relación entre el comportamiento financiero y la influencia de las crisis económicas en diferentes segmentos de la población.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.