Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Jomar Miranda | - |
dc.contributor.author | Moura, João Pedro da Silva | - |
dc.identifier.citation | MOURA, João Pedro da Silva. Qual o relacionamento dos estudantes da Universidade de Brasília com suas finanças durante a pandemia de COVID-19?. 2025. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação financeira no Brasil é um tema a ser desenvolvido, tendo em vista, que foi
impactada por um histórico de instabilidade política e econômica. A hiperinflação, trocas de
moeda e crises econômicas influenciaram negativamente o comportamento financeiro da
população, resultando na falta de conhecimento sobre gestão financeira.
Diante desta realidade este trabalho de conclusão de curso investiga o impacto da pandemia
de Covid-19 nas finanças dos estudantes de ciências contábeis, analisando estratégias
adotadas para se readequarem financeiramente e qual a relação dos indivíduos com sua
educação financeira. A crise econômica agravou os problemas de endividamento e reduziu o
poder aquisitivo, aumentando o estresse financeiro e dificultando a adaptação à nossa
realidade econômica em âmbito mundial.
A pesquisa foi realizada com estudantes de ciências contábeis por meio de formulário,
analisando padrões de comportamento financeiro antes, durante a pandemia. Os resultados
mostram que para a maioria dos estudantes a pandemia não foi um agravo significativo na sua
realidade financeira. Pois, não houve perca considerável da renda e, além disso, constatou-se
que o acesso à educação financeira não está diretamente ligado ao nível de escolaridade, mas
às origens e métodos de aprendizado.
Este estudo destaca a importância da educação financeira na prevenção de crises financeiras
individuais e familiares. Além disso, reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à
alfabetização financeira e à implementação de estratégias para estimular a formação de
reservas de emergência. Os resultados encontrados abrem caminhos para futuras pesquisas
sobre a relação entre comportamento financeiro e influência de crises econômicas em
diferentes segmentos da população. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento financeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.title | Qual o relacionamento dos estudantes da Universidade de Brasília com suas finanças durante a pandemia de COVID-19? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-06T12:53:00Z | - |
dc.date.available | 2025-10-06T12:53:00Z | - |
dc.date.submitted | 2025-02-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41843 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | La educación financiera en Brasil es un tema a desarrollar, considerando que ha sido
impactado por una historia de inestabilidad política y económica. La hiperinflación, los
cambios de presidentes y las crisis económicas han influido negativamente en el
comportamiento financiero de la población, provocando un desconocimiento sobre su gestión
financiera.
Ante esta realidad, este trabajo de finalización de carrera investiga el impacto de la pandemia
de Covid-19 en las finanzas de los estudiantes de contabilidad, analizando las estrategias
adoptadas para adaptarse financieramente y la relación entre los individuos y su educación
financiera. La crisis económica empeoró los problemas de deuda y redujo el poder
adquisitivo, aumentando el estrés financiero y dificultando la adaptación a nuestra realidad
económica global.
La investigación se realizó con estudiantes de contabilidad mediante un formulario,
analizando patrones de comportamiento financiero antes, durante la pandemia. Los resultados
muestran que para la mayoría de los estudiantes la pandemia no fue un problema significativo
en su realidad financiera. Por lo tanto, no hubo pérdida considerable de ingresos y, además, se
encontró que el acceso a la educación financiera no está directamente vinculado al nivel de
educación, sino a los orígenes y métodos de aprendizaje.
Este estudio destaca la importancia de la educación financiera en la prevención de crisis
financieras individuales y familiares. Además, refuerza la necesidad de políticas públicas
dirigidas a la educación financiera y la implementación de estrategias para fomentar la
formación de reservas de emergencia. Los resultados encontrados abren el camino para
futuras investigaciones sobre la relación entre el comportamiento financiero y la influencia de
las crisis económicas en diferentes segmentos de la población. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|