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Título: Nível de conhecimento dos estudantes de contabilidade sobre as ferramentas tecnológicas
Autor(es): Carvalho, Ila Evangelista
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Inovações tecnológicas
Data de apresentação: 14-Fev-2025
Data de publicação: 6-Out-2025
Referência: CARVALHO, Ila Evangelista. Nível de conhecimento dos estudantes de contabilidade sobre as ferramentas tecnológicas. 2025. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A contabilidade, como disciplina relevante para o gerenciamento financeiro e a tomada de decisões empresariais, tem se adaptado continuamente às transformações do mundo moderno. O avanço das tecnologias da informação e comunicação tem desempenhado um papel central na modernização dos processos contábeis, otimizando atividades e redefinindo as atribuições dos profissionais da área. O objetivo do presente trabalho foi identificar o conhecimento dos estudantes de contabilidade sobre as ferramentas tecnológicas mais utilizadas na contabilidade. Para isso, um questionário foi elaborado e aplicado numa amostra de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição federal de ensino superior, no segundo semestre de 2024. Os resultados mostraram que, embora os estudantes reconheçam a relevância da tecnologia no exercício da profissão, ainda há uma lacuna de conhecimento e preparação no âmbito acadêmico. Este estudo busca contribuir para a discussão sobre a integração tecnológica na formação contábil e reforçar sua importância na prática contemporânea.
Abstract: Accounting, as a relevant discipline for financial management and business decision-making, has continuously adapted to the transformations of the modern world. The advancement of information and communication technologies has played a central role in modernizing accounting processes, optimizing activities, and redefining the responsibilities of professionals in the field. The objective of this study was to identify the knowledge of accounting students regarding the most commonly used technological tools in accounting. To achieve this, a questionnaire was developed and administered to a sample of students from the Accounting Sciences program at a federal higher education institution in the second semester of 2024. The results showed that, although students recognize the relevance of technology in the profession, there is still a gap in knowledge and preparation within the academic sphere. This study aims to contribute to the discussion on technological integration in accounting education and reinforce its importance in contemporary practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.
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