Título: | Nível de conhecimento dos estudantes de contabilidade sobre as ferramentas tecnológicas |
Autor(es): | Carvalho, Ila Evangelista |
Orientador(es): | Souza, Francisca Aparecida de |
Assunto: | Contabilidade - estudo e ensino Inovações tecnológicas |
Data de apresentação: | 14-Fev-2025 |
Data de publicação: | 6-Out-2025 |
Referência: | CARVALHO, Ila Evangelista. Nível de conhecimento dos estudantes de contabilidade sobre as ferramentas tecnológicas. 2025. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | A contabilidade, como disciplina relevante para o gerenciamento financeiro e a tomada de decisões
empresariais, tem se adaptado continuamente às transformações do mundo moderno. O avanço das
tecnologias da informação e comunicação tem desempenhado um papel central na modernização
dos processos contábeis, otimizando atividades e redefinindo as atribuições dos profissionais da
área. O objetivo do presente trabalho foi identificar o conhecimento dos estudantes de
contabilidade sobre as ferramentas tecnológicas mais utilizadas na contabilidade. Para isso, um
questionário foi elaborado e aplicado numa amostra de estudantes do curso de Ciências Contábeis
de uma instituição federal de ensino superior, no segundo semestre de 2024. Os resultados
mostraram que, embora os estudantes reconheçam a relevância da tecnologia no exercício da
profissão, ainda há uma lacuna de conhecimento e preparação no âmbito acadêmico. Este estudo
busca contribuir para a discussão sobre a integração tecnológica na formação contábil e reforçar
sua importância na prática contemporânea. |
Abstract: | Accounting, as a relevant discipline for financial management and business decision-making, has
continuously adapted to the transformations of the modern world. The advancement of information
and communication technologies has played a central role in modernizing accounting processes,
optimizing activities, and redefining the responsibilities of professionals in the field. The objective
of this study was to identify the knowledge of accounting students regarding the most commonly
used technological tools in accounting. To achieve this, a questionnaire was developed and
administered to a sample of students from the Accounting Sciences program at a federal higher
education institution in the second semester of 2024. The results showed that, although students
recognize the relevance of technology in the profession, there is still a gap in knowledge and
preparation within the academic sphere. This study aims to contribute to the discussion on
technological integration in accounting education and reinforce its importance in contemporary
practice. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.