Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_IlaEvangelistaCarvalho_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Francisca Aparecida de-
dc.contributor.authorCarvalho, Ila Evangelista-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ila Evangelista. Nível de conhecimento dos estudantes de contabilidade sobre as ferramentas tecnológicas. 2025. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA contabilidade, como disciplina relevante para o gerenciamento financeiro e a tomada de decisões empresariais, tem se adaptado continuamente às transformações do mundo moderno. O avanço das tecnologias da informação e comunicação tem desempenhado um papel central na modernização dos processos contábeis, otimizando atividades e redefinindo as atribuições dos profissionais da área. O objetivo do presente trabalho foi identificar o conhecimento dos estudantes de contabilidade sobre as ferramentas tecnológicas mais utilizadas na contabilidade. Para isso, um questionário foi elaborado e aplicado numa amostra de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição federal de ensino superior, no segundo semestre de 2024. Os resultados mostraram que, embora os estudantes reconheçam a relevância da tecnologia no exercício da profissão, ainda há uma lacuna de conhecimento e preparação no âmbito acadêmico. Este estudo busca contribuir para a discussão sobre a integração tecnológica na formação contábil e reforçar sua importância na prática contemporânea.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordContabilidade - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordInovações tecnológicaspt_BR
dc.titleNível de conhecimento dos estudantes de contabilidade sobre as ferramentas tecnológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-06T12:36:59Z-
dc.date.available2025-10-06T12:36:59Z-
dc.date.submitted2025-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41841-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Accounting, as a relevant discipline for financial management and business decision-making, has continuously adapted to the transformations of the modern world. The advancement of information and communication technologies has played a central role in modernizing accounting processes, optimizing activities, and redefining the responsibilities of professionals in the field. The objective of this study was to identify the knowledge of accounting students regarding the most commonly used technological tools in accounting. To achieve this, a questionnaire was developed and administered to a sample of students from the Accounting Sciences program at a federal higher education institution in the second semester of 2024. The results showed that, although students recognize the relevance of technology in the profession, there is still a gap in knowledge and preparation within the academic sphere. This study aims to contribute to the discussion on technological integration in accounting education and reinforce its importance in contemporary practice.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.