Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MariaLuisaCastroGasparini_tcc.pdf509,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de polidez na entrevista de emprego: análise de uma tarefa PBLA
Autor(es): Gasparini, Maria Luísa Castro
Orientador(es): Pereira, Rodrigo Albuquerque
Assunto: Ensino de línguas
Polidez linguística
Data de apresentação: 30-Nov-2020
Data de publicação: 4-Abr-2025
Referência: GASPARINI, Maria Luísa Castro. Estratégias de polidez na entrevista de emprego: análise de uma tarefa PBLA. 2020. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo geral da investigação constitui analisar as orientações ao aprendiz de como produzir um diálogo, no cenário de entrevista de emprego, com o colega por meio de estratégias de polidez presentes na tarefa do livro didático de português brasil como língua adicional. O tópico teórico situa-se na sociolinguística interacional, junto à linguística de texto e a pragmática representados pelos estudiosos: Ellis (1994), Leech (1983), Watts (2003), Lakoff (1973), Brown e Levinson (1987) e Fairclough (2001). A justificativa de estudo está na necessidade de instruir o aprendiz quanto ao uso de estratégias de polidez no contexto de uso no ensino de PBLA. A pesquisa é de cunho qualitativo (GONZALEZ, 2005) inscrita no âmbito de análise do discurso crítica (FAIRCLOUGH, 2001). Os resultados da pesquisa revelaram a ausência de orientações de ensino a respeito do uso de estratégias de polidez na unidade e no manual do professor, há uma lacuna a ser preenchida no aprendizado. No entanto, faz-se necessário que o aprendiz compreenda as estratégias de uso da polidez na oralidade assim que suas respostas são monitoradas pelo entrevistado como parte do processo de contratação.
Abstract: The aim of the research is to analyse, in a coursebook activity for Brazilian Portuguese as an additional language, student’s guidelines on how to produce a dialogue with a classmate, using politeness strategies, in the job interview scenario. The theoretical theme lies in interactional sociolinguistics, text linguistics and pragmatics represented by scholars such as Ellis (1994), Leech (1983), Watts (2003), Lakoff (1973), Brown and Levinson (1987) and Fairclough (2001). The justification for the study is the necessity of teaching politeness strategies within the context of Portuguese as an Additional Language (PAL). The research is qualitative in nature (GONZALEZ, 2005) and falls within the scope of critical discourse analysis (FAIRCLOUGH, 2001). The research revealed that there was a learning gap to be filled, as the unit and the teacher's handbook did not provide teaching guidelines on the use of politeness strategies. However, it is necessary for students to understand politeness strategies in an oral interview, since the interviewee will be monitoring their responses as part of the recruitment process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.