Título: | Estratégias de polidez na entrevista de emprego: análise de uma tarefa PBLA |
Autor(es): | Gasparini, Maria Luísa Castro |
Orientador(es): | Pereira, Rodrigo Albuquerque |
Assunto: | Ensino de línguas Polidez linguística |
Data de apresentação: | 30-Nov-2020 |
Data de publicação: | 4-Abr-2025 |
Referência: | GASPARINI, Maria Luísa Castro. Estratégias de polidez na entrevista de emprego: análise de uma tarefa PBLA. 2020. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O objetivo geral da investigação constitui analisar as orientações ao aprendiz de como produzir
um diálogo, no cenário de entrevista de emprego, com o colega por meio de estratégias de
polidez presentes na tarefa do livro didático de português brasil como língua adicional. O tópico
teórico situa-se na sociolinguística interacional, junto à linguística de texto e a pragmática
representados pelos estudiosos: Ellis (1994), Leech (1983), Watts (2003), Lakoff (1973),
Brown e Levinson (1987) e Fairclough (2001). A justificativa de estudo está na necessidade de
instruir o aprendiz quanto ao uso de estratégias de polidez no contexto de uso no ensino de
PBLA. A pesquisa é de cunho qualitativo (GONZALEZ, 2005) inscrita no âmbito de análise
do discurso crítica (FAIRCLOUGH, 2001). Os resultados da pesquisa revelaram a ausência de
orientações de ensino a respeito do uso de estratégias de polidez na unidade e no manual do
professor, há uma lacuna a ser preenchida no aprendizado. No entanto, faz-se necessário que o
aprendiz compreenda as estratégias de uso da polidez na oralidade assim que suas respostas
são monitoradas pelo entrevistado como parte do processo de contratação. |
Abstract: | The aim of the research is to analyse, in a coursebook activity for Brazilian Portuguese as an
additional language, student’s guidelines on how to produce a dialogue with a classmate, using
politeness strategies, in the job interview scenario. The theoretical theme lies in interactional
sociolinguistics, text linguistics and pragmatics represented by scholars such as Ellis (1994),
Leech (1983), Watts (2003), Lakoff (1973), Brown and Levinson (1987) and Fairclough
(2001). The justification for the study is the necessity of teaching politeness strategies within
the context of Portuguese as an Additional Language (PAL). The research is qualitative in
nature (GONZALEZ, 2005) and falls within the scope of critical discourse analysis
(FAIRCLOUGH, 2001). The research revealed that there was a learning gap to be filled, as the
unit and the teacher's handbook did not provide teaching guidelines on the use of politeness
strategies. However, it is necessary for students to understand politeness strategies in an oral
interview, since the interviewee will be monitoring their responses as part of the recruitment
process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020. |
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