Título: | O ensino religioso e a primeira emenda americana : o que temos a aprender com a jurisprudência americana sobre establishment clause, educação e religião |
Autor(es): | Souza, Amanda Conti Gomes de |
Orientador(es): | Theodoro Filho, Wilson Roberto |
Assunto: | Ensino religioso Laicidade (Religião) Liberdade de crença Estados Unidos. Leis, etc. Ensino público |
Data de apresentação: | 11-Fev-2025 |
Data de publicação: | 14-Mar-2025 |
Referência: | SOUZA, Amanda Conti Gomes de. O ensino religioso e a primeira emenda americana: o que temos a aprender com a jurisprudência americana sobre establishment clause, educação e religião. 2025. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | O Ensino Religioso no Brasil foi sempre um campo de disputas, dominado
historicamente pelas religiões cristãs. Desde o estabelecimento do padroado no Brasil, com as
campanhas jesuíticas, até a presente Constituição de 1988, o Ensino Religioso esteve presente
como uma área de questionamentos e contradições quanto à forma e modelo que se adeque à
previsão constitucional (art. 210, §1º da Constituição Federal) e seja conforme com a proposta
de laicidade adotada no Brasil. Sobreveio, em 2017, o julgamento da ADI 4439, que trouxe
decisão do Supremo Tribunal Federal quanto ao modelo de Ensino Religioso a ser adotado no
país, qual seja, o confessional. Como proposta para analisar a questão por outro ponto de
vista, nos afastando do já decidido e buscando novas visões e interpretações para os vários
pontos levantados, elencamos a jurisprudência americana, a qual é vasta no campo da
Educação e Religião. Escolhemos essa forma de análise pela proximidade entre o art. 19, I, da
Constituição Federal do Brasil e a Primeira Emenda Americana, no que tange à separação do
Estado e a liberdade de crença. Utilizamos, ainda, cinco eixos principais para análise da
jurisprudência americana, que formam cinco testes que foram usados, de alguma forma, em
julgamentos, quais sejam, o Lemon Test, Endorsement Test, Coercion Test, Neutrality Test e,
o mais recente, a Análise Histórica. Por fim, tendo em vista os insights trazidos pela Suprema
Corte Americana, observamos a adequação do modelo proposto pelo MEC para Base
Nacional Comum Curricular de 2017 à demanda constitucional do art. 210, §1º, sem conflitar
com a proposta de laicidade do art. 19, I da Constituição Federal. Através dessa pesquisa
buscamos, portanto, guias para análise da laicidade, principalmente em campos tão
vulneráveis como da educação pública. |
Abstract: | Religious Education in Brazil has always been a field of dispute, dominated
historically by Christian religions. Since the establishment of the patronage in Brazil, with the
Jesuits campaigns, until the present 1988’s Constitution, the Religious Education has been
present as an area of questioning and contradiction about the form and the model that
conforms to the constitutional provision (art. 210, §1º, from the Brazilian Constitution) and is
adequate to the proposition of laicity adopted in Brazil. In 2017, the decision on ADI 4439,
brought the ruling of the Brazilian Supreme Court about the model of Religious Education to
be adopted in the country, which is the confessional. As a proposition to analyze the question
through another point of view, we stand back from what has been decided and seek other
references and interpretations to the many points questioned, using the American
jurisprudence, that is vaste in the field of Education and Religion. We chose this method of
analysis based on the proximity of the art. 19, I, from the Brazilian Federal Constitution and
the American’s First Amendment, in respect to the separation of State and the freedom of
belief. We use, as well,as the five main axes of analysis of the American jurisprudence, the
five tests built by that jurisprudence, that were used, somehow, in rulings, that is, the Lemon
Test, Endorsement Test, Coercion Test, Neutrality Test and, more recently, the Historical
Analysis. At least, using the insights brought by the American Supreme Court, we observe the
adequation of the model proposed by the Minister of Education and Culture for the National
Comum Curricular Base of 2017 to the constitutional demand of the art. 210, §1º, without
conflicting with the proposition of laicity of the art. 19, I, from the Brazilian Federal
Constitution. With this research we seek, hence, guides to the analysis of laicity, especially in
fields as vulnerable as public education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Direito
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.