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Título: A interface entre regulação e concorrência : uma análise da proibição do SSE/THC-2
Autor(es): Nunes, Letícia Fernandes Vargas Rousseau
Orientador(es): Moraes, Daniela Marques de
Burini, Bruno Corrêa
Assunto: Direito antitruste
Ordenamento jurídico
Setor portuário
Terminais portuários
Data de apresentação: 7-Fev-2025
Data de publicação: 13-Mar-2025
Referência: NUNES, Letícia Fernandes Vargas Rousseau. A interface entre regulação e concorrência: uma análise da proibição do SSE/THC-2. 2025. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a cobrança do Serviço de Segregação e Entrega (SSE) / Terminal Handling Charge-2 (THC-2) entre Operadores Portuários e Terminais Retroportuários Alfandegados no mercado de armazenagem de contêineres no setor portuário a partir das perspectivas regulatória e concorrencial sobre a legitimidade da cobrança. Para tanto, a pesquisa percorre conceitos gerais sobre regulação e concorrência para aprofundar a análise do SSE/THC-2 como um fato jurídico de múltipla incidência. Utiliza como método revisão bibliográfica sobre regulação, concorrência e processo civil, bem como a análise de jurisprudência e de decisões proferidas no Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência, na Agência Nacional de Transportes Aquaviários, no Superior Tribunal de Justiça, no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal de Contas da União. A dissertação tem como escopo promover um debate sobre isenções antitruste no ordenamento jurídico brasileiro e, ao final, concluiu-se que não há isenção antitruste no setor portuário no que se refere à cobrança de SSE/THC-2, de maneira que a atuação regulatória setorial e a atuação do órgão antitruste deve ser complementar e conexa para garantir a efetiva proteção da concorrência e da livre iniciativa, evitando-se assim a exclusão dos Terminais Retroportuários Alfandegados do mercado.
Abstract: The present paper aims to analyze the fee Segregation and Delivery Service (SSE) / Terminal Handling Charge-2 (THC-2) charged by Port Terminals to Customs-Bonded Warehouses (inland terminals or dry ports) in the port sector’s container storage market from a regulatory and a competitive perspective about the legitimacy of the fee. To do so, the research examines general concepts on regulation and competition to deepen the analysis of SSE/THC-2 as a legal fact with multiple incidences. This research is a literature review on regulation, competition and civil procedure, as well as an analysis of jurisprudential and decisions issued by the antitrust authority, the sectoral regulatory agency, the Superior Court of Justice, the Supreme Federal Court and the Brazilian Federal Audit Court. The dissertation aims to promote a debate about antitrust exemptions in the Brazilian legal system and, at the end, it was concluded that there is no antitrust exemption in the port sector, so that the regulatory action and the action of the antitrust agency must be complementary and related to ensure effective protection of competition and free initiative, thus avoiding the exclusion of Customs-Bonded Warehouses from the market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
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