Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41452
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoGilbertoCostaCruzBritto_tcc.pdf3,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do desempenho dos estados e municípios brasileiros no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no Siconfi
Autor(es): Britto, João Gilberto Costa Cruz Guimarães
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Informação Contábil e Fiscal (ICF)
Contas nacionais
Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi)
Data de apresentação: 4-Dez-2023
Data de publicação: 23-Fev-2025
Referência: BRITTO, João Gilberto Costa Cruz Guimarães. Análise do desempenho dos estados e municípios brasileiros no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no Siconfi. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Ranking) no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que visa avaliar a consistência das informações contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe de todos os entes federativos. O objetivo principal deste estudo é analisar o desempenho dos estados e municípios brasileiros no Ranking. Para tratar a questão da pesquisa, foram analisadas as verificações para pontuação do Ranking no Índice de Conformidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) e analisado o desempenho dos estados e municípios brasileiros em cada uma das dimensões do Ranking no período de 2019 a 2022. Uma primeira constatação é que apesar de o Ranking se referir à qualidade da informação contábil, as variáveis nele dispostas não trazem uma referência expressa às características qualitativas das informações contábeis, conforme o disposto na NBC T SP – Estrutura Conceitual. Também se observou que, entre 2019 e 2022 houve acréscimo de 65 critérios de avaliação para os estados e de 68 critérios de avaliação para os municípios, aumentando o desafio dos profissionais contábeis à frente dos entes federados locais em atenderem a totalidade de novas verificações que estão sempre surgindo. Sobre o desempenho dos estados e municípios brasileiros no Ranking no Siconfi, a análise dos dados sugere que não houve um ciclo de aprendizagem efetivo, uma vez que apenas um número limitado de estados e municípios conseguiu manter ou melhorar a posição no período analisado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.