Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41443
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AlexandreBarataDeAssis_tcc.pdf6,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O encantamento do brincante entre a tradição oral e a universidade : a criação das figuras Encanto e Senhora Seca
Autor(es): Assis, Alexandre Barata de
Orientador(es): Tenenblat, Nitza
Assunto: Performance (Arte)
Cultura popular
Brincadeiras
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 21-Fev-2025
Referência: ASSIS, Alexandre Barata de. O encantamento do brincante entre a tradição oral e a universidade: a criação das figuras Encanto e Senhora Seca. 2024. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho tece reflexões, pesquisas e aprofundamentos sobre o atuador brincante que realiza seu trabalho criativo e performativo entre as culturas de tradição oral das quais eu faço parte, na cidade de Brasília, DF, e a linguagem formal da universidade, objetivando criar pontes entre os saberes de mestres e mestras de tradições e o saber acadêmico do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Essa jornada entre estes dois universos se dá por meio do processo criativo das figuras Encanto e Senhora Seca e suas respectivas composições e apresentações ao público, inspiradas nas minhas vivências dentro da cultura popular e na minha trajetória no curso de Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Dentro dessa jornada de invenção, tenho referências como Ailton Krenak, Antônio Bispo, Luis Antonio Simas, Adilbênia Machado, Oswald Barroso, Lillian Pacheco, criadora da Pedagogia Griô, Renato Ferracini e Eleonora Fabião. A partir destes referenciais teórico-metodológicos, busco o encantamento como política de vida e escolha artística-social para uma reorientação do mundo, que fundamenta todo este processo de criação. Dessa forma, essa pesquisa objetiva compreender melhor sobre o encantamento do atuador brincante que inventa e recria mundos possíveis, entre a tradição oral e a universidade, e que possibilita reivindicar a brincadeira como uma urgente força de sobrevivência e transformação artística e transpessoal frente a um sistema hegemônico colonial. E este objetivo se manifesta cenicamente por meio das figuras Encanto e Senhora Seca que são o caminho e o resultado desta monografia. Portanto, discorro processos, procedimentos e reflexões pessoais dos caminhos que percorri para chegar nesta criação e seus tantos afetos, sensações e reencantamentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.