Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tenenblat, Nitza | - |
dc.contributor.author | Assis, Alexandre Barata de | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Alexandre Barata de. O encantamento do brincante entre a tradição oral e a universidade: a criação das figuras Encanto e Senhora Seca. 2024. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tece reflexões, pesquisas e aprofundamentos sobre o atuador
brincante que realiza seu trabalho criativo e performativo entre as culturas de tradição oral
das quais eu faço parte, na cidade de Brasília, DF, e a linguagem formal da universidade,
objetivando criar pontes entre os saberes de mestres e mestras de tradições e o saber
acadêmico do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Essa jornada entre estes
dois universos se dá por meio do processo criativo das figuras Encanto e Senhora Seca e
suas respectivas composições e apresentações ao público, inspiradas nas minhas vivências
dentro da cultura popular e na minha trajetória no curso de Bacharelado em Artes Cênicas
pela Universidade de Brasília. Dentro dessa jornada de invenção, tenho referências como
Ailton Krenak, Antônio Bispo, Luis Antonio Simas, Adilbênia Machado, Oswald Barroso,
Lillian Pacheco, criadora da Pedagogia Griô, Renato Ferracini e Eleonora Fabião. A partir
destes referenciais teórico-metodológicos, busco o encantamento como política de vida e
escolha artística-social para uma reorientação do mundo, que fundamenta todo este
processo de criação. Dessa forma, essa pesquisa objetiva compreender melhor sobre o
encantamento do atuador brincante que inventa e recria mundos possíveis, entre a tradição
oral e a universidade, e que possibilita reivindicar a brincadeira como uma urgente força de
sobrevivência e transformação artística e transpessoal frente a um sistema hegemônico
colonial. E este objetivo se manifesta cenicamente por meio das figuras Encanto e Senhora
Seca que são o caminho e o resultado desta monografia. Portanto, discorro processos,
procedimentos e reflexões pessoais dos caminhos que percorri para chegar nesta criação e
seus tantos afetos, sensações e reencantamentos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | O encantamento do brincante entre a tradição oral e a universidade : a criação das figuras Encanto e Senhora Seca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T11:16:18Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T11:16:18Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41443 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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