Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41415
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_VictorHugoMartinsDosSantos_tcc.pdf518,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão de riscos no Plano de Contratações Anual de um órgão do Governo Federal : um estudo de caso
Autor(es): Santos, Victor Hugo Martins dos
Orientador(es): Guarido, Fernanda Alves Andrade
Assunto: Gestão de riscos
Contratações públicas
Licitação pública
Data de apresentação: 3-Jul-2024
Data de publicação: 17-Fev-2025
Referência: SANTOS, Victor Hugo Martins dos. A gestão de riscos no Plano de Contratações Anual de um órgão do Governo Federal: um estudo de caso. 2024. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente artigo avalia o processo de gestão de riscos no plano de contratações anual de um órgão do governo federal, bem como expõe os desafios encontrados e as necessidades de melhoria. Também identifica os principais eventos de riscos existentes, bem como as suas causas. Para tanto, foi utilizado o Plano de Contratações do órgão para a identificação das contratações existentes, bem como as unidades demandantes. Posteriormente, foi solicitado a cada unidade o preenchiemento da avaliação de risco referente as suas contratações. Os resultados obtidos demonstram que a maturidade de gerenciamento de riscos é inicial, apresentando falta de conhecimento de conceitos básicos de risco. Os eventos de riscos operacionais correspondem a 40% do total e as principais causas são: desconhecimento de normativos específicos; vícios e/ou má especificação de itens e procedimentos operacionais, falhas no levantamento dos quantitativos de itens e metodologia incorreta para pesquisa de preço, todos vinculados a fase interna da contratação.
Abstract: The present article evaluates the risk management process in the annual procurement plan of a federal government agency, as well as exposes the challenges encountered and the need for improvements. It also identifies the main existing risk events and their causes. For this purpose, the agency's Procurement Plan was used to identify the existing procurements, as well as the requesting units. Subsequently, each unit was asked to complete a risk assessment related to their procurements. The results obtained demonstrate that the maturity of risk management is in its initial stages, showing a lack of knowledge of basic risk concepts. Operational risk events account for 40% of the total, and the main causes are: lack of knowledge of specific regulations; flaws and/or poor specification of items and operational procedures, failures in the quantification of items, and incorrect methodology for price research, all linked to the internal phase of the procurement.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.