Título: | Cuidar, raça e resistência : perspectiva étnico-racial e de gênero no ensino de graduação e na produção científica em enfermagem das IES públicas |
Autor(es): | Torres, Maria Verônica Sousa |
Orientador(es): | Pires, Maria Raquel Gomes Maia |
Assunto: | Enfermagem - formação Racismo Formação docente Feminismo |
Data de apresentação: | 11-Jul-2024 |
Data de publicação: | 12-Fev-2025 |
Referência: | TORRES, Maria Verônica Sousa. Cuidar, raça e resistência: perspectiva étnico-racial e de gênero no ensino de graduação e na produção científica em enfermagem das IES públicas. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | : Analisar as experiências de resistência antirracista e feminista no perfil dos docentes e na
produção científica nos cursos de graduação em enfermagem das IES públicas. Método: pesquisa de
abordagem qualitativa, a partir da técnica análise documental, dividido em duas partes: 1-
identificação das ementas de disciplinas relacionadas à história da enfermagem, cuidado e/ou gênero;
2- rastreamento dos docentes, grupos de pesquisa e produção científica antirracista e feminista, a
partir das disciplinas identificadas na primeira etapa. Resultados: das 55 (100%) ementas
selecionadas, 11 (20%) foram classificadas como presença explícita de gênero e raça. A partir das 55
ementas, os perfis de 60 docentes (100%) foram rastreados e analisados, resultando em 14 (23%)
selecionados em virtude da autodeclaração de linhas de pesquisas antirracista e feminista no currículo
lattes. Localizamos 160 produções científicas desses 14 docentes sobre cuidar, raça e resistência,
sendo 87 encontradas na íntegra. Após análise, 22 (25%) das produções foram classificas como
experiência explícita de resistência antirracista e feminista. Considerações finais: A despeito das
poucas disciplinas, perfil docente e produção científica de abordagem antirracista e feminista nos
cursos de graduação de enfermagem das IES públicas, as experiências estudadas são resistências
importantes para aumentar o poder de crítica e a organização política das enfermeiras. As implicações
práticas dos resultados destacam a necessidade de incorporar estas abordagens no ensino, na pesquisa e na extensão, promovendo uma formação mais inclusiva e crítica na enfermagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Saúde, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
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