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Título: Cuidar, raça e resistência : perspectiva étnico-racial e de gênero no ensino de graduação e na produção científica em enfermagem das IES públicas
Autor(es): Torres, Maria Verônica Sousa
Orientador(es): Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Assunto: Enfermagem - formação
Racismo
Formação docente
Feminismo
Data de apresentação: 11-Jul-2024
Data de publicação: 12-Fev-2025
Referência: TORRES, Maria Verônica Sousa. Cuidar, raça e resistência: perspectiva étnico-racial e de gênero no ensino de graduação e na produção científica em enfermagem das IES públicas. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: : Analisar as experiências de resistência antirracista e feminista no perfil dos docentes e na produção científica nos cursos de graduação em enfermagem das IES públicas. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da técnica análise documental, dividido em duas partes: 1- identificação das ementas de disciplinas relacionadas à história da enfermagem, cuidado e/ou gênero; 2- rastreamento dos docentes, grupos de pesquisa e produção científica antirracista e feminista, a partir das disciplinas identificadas na primeira etapa. Resultados: das 55 (100%) ementas selecionadas, 11 (20%) foram classificadas como presença explícita de gênero e raça. A partir das 55 ementas, os perfis de 60 docentes (100%) foram rastreados e analisados, resultando em 14 (23%) selecionados em virtude da autodeclaração de linhas de pesquisas antirracista e feminista no currículo lattes. Localizamos 160 produções científicas desses 14 docentes sobre cuidar, raça e resistência, sendo 87 encontradas na íntegra. Após análise, 22 (25%) das produções foram classificas como experiência explícita de resistência antirracista e feminista. Considerações finais: A despeito das poucas disciplinas, perfil docente e produção científica de abordagem antirracista e feminista nos cursos de graduação de enfermagem das IES públicas, as experiências estudadas são resistências importantes para aumentar o poder de crítica e a organização política das enfermeiras. As implicações práticas dos resultados destacam a necessidade de incorporar estas abordagens no ensino, na pesquisa e na extensão, promovendo uma formação mais inclusiva e crítica na enfermagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Saúde, 2024.
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