Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pires, Maria Raquel Gomes Maia | - |
dc.contributor.author | Torres, Maria Verônica Sousa | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Maria Verônica Sousa. Cuidar, raça e resistência: perspectiva étnico-racial e de gênero no ensino de graduação e na produção científica em enfermagem das IES públicas. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Saúde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | : Analisar as experiências de resistência antirracista e feminista no perfil dos docentes e na
produção científica nos cursos de graduação em enfermagem das IES públicas. Método: pesquisa de
abordagem qualitativa, a partir da técnica análise documental, dividido em duas partes: 1-
identificação das ementas de disciplinas relacionadas à história da enfermagem, cuidado e/ou gênero;
2- rastreamento dos docentes, grupos de pesquisa e produção científica antirracista e feminista, a
partir das disciplinas identificadas na primeira etapa. Resultados: das 55 (100%) ementas
selecionadas, 11 (20%) foram classificadas como presença explícita de gênero e raça. A partir das 55
ementas, os perfis de 60 docentes (100%) foram rastreados e analisados, resultando em 14 (23%)
selecionados em virtude da autodeclaração de linhas de pesquisas antirracista e feminista no currículo
lattes. Localizamos 160 produções científicas desses 14 docentes sobre cuidar, raça e resistência,
sendo 87 encontradas na íntegra. Após análise, 22 (25%) das produções foram classificas como
experiência explícita de resistência antirracista e feminista. Considerações finais: A despeito das
poucas disciplinas, perfil docente e produção científica de abordagem antirracista e feminista nos
cursos de graduação de enfermagem das IES públicas, as experiências estudadas são resistências
importantes para aumentar o poder de crítica e a organização política das enfermeiras. As implicações
práticas dos resultados destacam a necessidade de incorporar estas abordagens no ensino, na pesquisa e na extensão, promovendo uma formação mais inclusiva e crítica na enfermagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.title | Cuidar, raça e resistência : perspectiva étnico-racial e de gênero no ensino de graduação e na produção científica em enfermagem das IES públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T14:52:35Z | - |
dc.date.available | 2025-02-12T14:52:35Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41374 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
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