Título: | O brincar e o movimento na Pedagogia Waldorf : autonomia e liberdade corporal das crianças de uma escola pública do DF |
Autor(es): | Lopes, Thalita Souza |
Orientador(es): | Leite, Jaciara Oliveira |
Assunto: | Pedagogia Waldorf Educação infantil Educação física escolar Brincadeiras |
Data de apresentação: | 10-Set-2024 |
Data de publicação: | 23-Jan-2025 |
Referência: | LOPES, Thalita Souza. O brincar e o movimento na Pedagogia Waldorf: autonomia e liberdade corporal das crianças de uma escola pública do DF. 2024. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral: compreender a Pedagogia Waldorf, seus elementos
históricos, fundamentos, proposta pedagógica e possíveis relações com a EF para o processo
formativo de crianças da Educação Infantil. E como objetivos específicos: a) apropriar-se dos
elementos históricos e fundamentos da Pedagogia Waldorf; b) identificar e analisar a produção
acadêmica acerca das possíveis relações entre Pedagogia Waldorf e a Educação Física, a partir
de artigos, anais de eventos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) nos campos da EF,
Artes e Pedagogia; c) relatar uma experiência de estágio da Educação Física na primeira escola
pública do Distrito Federal inspirada na Pedagogia Waldorf. Nesse sentido, a pergunta que deu
origem a este trabalho foi: A liberdade corporal e autonomia das crianças, observadas no
contexto de uma escola pública sob inspiração da Pedagogia Waldorf, estão baseadas em quais
fundamentos teóricos e metodológicos? A pesquisa abordou os fundamentos históricos e
filosóficos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, enfatizando seu foco na autonomia,
liberdade corporal e desenvolvimento integral da criança. O levantamento da produção
acadêmica revelou uma escassez de estudos que integram a Pedagogia Waldorf com a
Educação Física, indicando uma lacuna significativa nesses campos. A pesquisa de campo
tomou como base a experiência teórico-prática de estágio, da disciplina “Educação Física na
Educação Infantil” (FEF/UnB), em parceria com a Escola Classe Beija Flor, primeira
instituição pública do DF a se inspirar na Pedagogia Waldorf juntamente com os pressupostos
teóricos do Currículo em Movimento do DF. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa:
observação participante com registro em diário de campo; análise de documentos, Projeto
Político Pedagógico; roda de conversa e desenho. Com base nos dados daí advindos e do
vínculo criado com as crianças, foi elaborada, desenvolvida e avaliada uma proposta
pedagógica em torno do conteúdo “danças da cultura popular”, mais especificamente, o Frevo.
Os resultados da investigação sugerem que a integração entre Educação Física e Pedagogia
Waldorf tem o potencial de enriquecer a aprendizagem e desenvolvimento infantil, mas que se
fazem necessárias mais experiências pedagógicas e estudos acerca dessa inter-relação. Por fim,
destaca-se a importância da democratização dessa abordagem que abre novas possibilidades
para as práticas educativas e que podem impactar positivamente o sistema educacional público,
com vistas a contribuir para uma formação humana pautada na autonomia, criatividade e
liberdade. |
Abstract: | This work has the general objective of: understanding Waldorf Pedagogy, its historical
elements, foundations, pedagogical proposal and possible relationships with PE for the training
process of children in Early Childhood Education. And as specific objectives: a) appropriate
the historical elements and foundations of Waldorf Pedagogy; b) identify and analyze academic
production about the possible relationships between Waldorf Pedagogy and Physical
Education, based on articles, event annals and Course Completion Papers (TCCs) in the fields
of PE, Arts and Pedagogy; c) report a Physical Education internship experience in the first
public school in the Federal District inspired by Waldorf Pedagogy. In this sense, the question
that gave rise to this work was: The bodily freedom and autonomy of children, observed in the
context of a public school under the inspiration of Waldorf Pedagogy, are based on what
theoretical and methodological foundations? The research addressed the historical and
philosophical foundations of Anthroposophy and Waldorf Pedagogy, emphasizing their focus
on autonomy, bodily freedom and the child's integral development. The survey of academic
production revealed a scarcity of studies that integrate Waldorf Pedagogy with Physical
Education, indicating a significant gap in these fields. The field research was based on the
theoretical-practical internship experience, of the discipline “Physical Education in Early
Childhood Education” (FEF/UnB), in partnership with Escola Classe Beija Flor, the first public
institution in the DF to be inspired by Waldorf Pedagogy. together with the theoretical
assumptions of the DF Curriculum in Movement. The following research instruments were
used: participant observation with field diary recording; document analysis, Pedagogical
Political Project; conversation and drawing circle. Based on the data resulting from this and the
bond created with the children, a pedagogical proposal was designed, developed and evaluated
around the content “dances of popular culture”, more specifically, Frevo. The research results
suggest that the integration between Physical Education and Waldorf Pedagogy has the
potential to enrich children's learning and development, but that more pedagogical experiences
and studies on this interrelationship are necessary. Finally, the importance of democratizing
this approach is highlighted, which opens up new possibilities for educational practices and
which can positively impact the public educational system, with a view to contributing to
human formation based on autonomy, creativity and freedom. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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