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dc.contributor.advisorLeite, Jaciara Oliveira-
dc.contributor.authorLopes, Thalita Souza-
dc.identifier.citationLOPES, Thalita Souza. O brincar e o movimento na Pedagogia Waldorf: autonomia e liberdade corporal das crianças de uma escola pública do DF. 2024. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral: compreender a Pedagogia Waldorf, seus elementos históricos, fundamentos, proposta pedagógica e possíveis relações com a EF para o processo formativo de crianças da Educação Infantil. E como objetivos específicos: a) apropriar-se dos elementos históricos e fundamentos da Pedagogia Waldorf; b) identificar e analisar a produção acadêmica acerca das possíveis relações entre Pedagogia Waldorf e a Educação Física, a partir de artigos, anais de eventos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) nos campos da EF, Artes e Pedagogia; c) relatar uma experiência de estágio da Educação Física na primeira escola pública do Distrito Federal inspirada na Pedagogia Waldorf. Nesse sentido, a pergunta que deu origem a este trabalho foi: A liberdade corporal e autonomia das crianças, observadas no contexto de uma escola pública sob inspiração da Pedagogia Waldorf, estão baseadas em quais fundamentos teóricos e metodológicos? A pesquisa abordou os fundamentos históricos e filosóficos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, enfatizando seu foco na autonomia, liberdade corporal e desenvolvimento integral da criança. O levantamento da produção acadêmica revelou uma escassez de estudos que integram a Pedagogia Waldorf com a Educação Física, indicando uma lacuna significativa nesses campos. A pesquisa de campo tomou como base a experiência teórico-prática de estágio, da disciplina “Educação Física na Educação Infantil” (FEF/UnB), em parceria com a Escola Classe Beija Flor, primeira instituição pública do DF a se inspirar na Pedagogia Waldorf juntamente com os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento do DF. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: observação participante com registro em diário de campo; análise de documentos, Projeto Político Pedagógico; roda de conversa e desenho. Com base nos dados daí advindos e do vínculo criado com as crianças, foi elaborada, desenvolvida e avaliada uma proposta pedagógica em torno do conteúdo “danças da cultura popular”, mais especificamente, o Frevo. Os resultados da investigação sugerem que a integração entre Educação Física e Pedagogia Waldorf tem o potencial de enriquecer a aprendizagem e desenvolvimento infantil, mas que se fazem necessárias mais experiências pedagógicas e estudos acerca dessa inter-relação. Por fim, destaca-se a importância da democratização dessa abordagem que abre novas possibilidades para as práticas educativas e que podem impactar positivamente o sistema educacional público, com vistas a contribuir para uma formação humana pautada na autonomia, criatividade e liberdade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.titleO brincar e o movimento na Pedagogia Waldorf : autonomia e liberdade corporal das crianças de uma escola pública do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-23T12:07:19Z-
dc.date.available2025-01-23T12:07:19Z-
dc.date.submitted2024-09-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41183-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has the general objective of: understanding Waldorf Pedagogy, its historical elements, foundations, pedagogical proposal and possible relationships with PE for the training process of children in Early Childhood Education. And as specific objectives: a) appropriate the historical elements and foundations of Waldorf Pedagogy; b) identify and analyze academic production about the possible relationships between Waldorf Pedagogy and Physical Education, based on articles, event annals and Course Completion Papers (TCCs) in the fields of PE, Arts and Pedagogy; c) report a Physical Education internship experience in the first public school in the Federal District inspired by Waldorf Pedagogy. In this sense, the question that gave rise to this work was: The bodily freedom and autonomy of children, observed in the context of a public school under the inspiration of Waldorf Pedagogy, are based on what theoretical and methodological foundations? The research addressed the historical and philosophical foundations of Anthroposophy and Waldorf Pedagogy, emphasizing their focus on autonomy, bodily freedom and the child's integral development. The survey of academic production revealed a scarcity of studies that integrate Waldorf Pedagogy with Physical Education, indicating a significant gap in these fields. The field research was based on the theoretical-practical internship experience, of the discipline “Physical Education in Early Childhood Education” (FEF/UnB), in partnership with Escola Classe Beija Flor, the first public institution in the DF to be inspired by Waldorf Pedagogy. together with the theoretical assumptions of the DF Curriculum in Movement. The following research instruments were used: participant observation with field diary recording; document analysis, Pedagogical Political Project; conversation and drawing circle. Based on the data resulting from this and the bond created with the children, a pedagogical proposal was designed, developed and evaluated around the content “dances of popular culture”, more specifically, Frevo. The research results suggest that the integration between Physical Education and Waldorf Pedagogy has the potential to enrich children's learning and development, but that more pedagogical experiences and studies on this interrelationship are necessary. Finally, the importance of democratizing this approach is highlighted, which opens up new possibilities for educational practices and which can positively impact the public educational system, with a view to contributing to human formation based on autonomy, creativity and freedom.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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