Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MadeleineLeiteDeMoraisBorges_tcc.pdf561,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições da música como ferramenta pedagógica no desenvolvimento integral da criança na educação infantil
Autor(es): Borges, Madeleine Leite de Morais
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Coorientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo
Musicalização
Data de apresentação: 10-Set-2024
Data de publicação: 21-Jan-2025
Referência: BORGES, Madeleine Leite de Morais. As contribuições da música como ferramenta pedagógica no desenvolvimento integral da criança na educação infantil. 2024. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral identificar as concepções dos(as) docentes sobre a utilização de Música na Educação Infantil, considerando a atuação junto a bebês e crianças bem pequenas na creche. Seu potencial é de contribuir significativamente para o desenvolvimento de novos materiais com aplicações práticas e outras percepções dos profissionais da educação. A questão problema construída que serviu como base para a investigação trilhada é como professoras e professores têm apontado o uso da música na Educação Infantil em suas práticas?. Para tanto, o instrumento metodológico usado para levantar essas percepções foi um questionário, aplicado para 8 professoras de uma instituição púbica de Alto Paraíso de Goiás, além uma pesquisa exploratória, que envolveu a investigação da literatura, focado em estudos recentes, evidenciando as práticas pedagógicas com a linguagem musical na creche. Além disso, foi realizando também a análise de documentos institucionais, como a BNCC, o Documento Curricular de Goiás (DC-GO) e o Projeto Político da Pedagógico de uma creche no município de Alto Paraíso de Goiás-GO. Como resultados, foi possível identificar pontos relevantes acerca da prática docente com a música na instituição investigada, onde a importância de seu uso é evidenciada e há muita persistência dos docentes em superar dificuldades na prática, como a falta de formação continuada, de recursos e investimentos.
Abstract: The present work had the general objective of identifying teachers’ conceptions about the use of Music in Early Childhood Education, considering the work with babies and very young children in daycare. Its potential is to contribute significantly to the development of new materials with practical applications and other insights from education professionals. The constructed problem question that served as the basis for the investigation is how teachers have pointed out the use of music in Early Childhood Education in their practices? To this end, the methodological instrument used to raise these perceptions was a questionnaire, applied to 8 teachers from a public institution in Alto Paraíso de Goiás, in addition to exploratory research, which involved the investigation of literature, focused on recent studies, highlighting pedagogical practices with musical language in daycare. In addition, we also analyzed institutional documents, such as the BNCC, the Goiás Curricular Document (DC-GO) and the Pedagogical Political Project of a daycare center in the municipality of Alto Paraíso de GoiásGO. As a result, it was possible to identify relevant points regarding teaching practice with music in the investigated institution, where the importance of its use is highlighted and there is a lot of persistence on the part of teachers in overcoming difficulties in practice, such as the lack of continued training, resources and investments.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.