Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Kipnis, Bernardo | - |
dc.contributor.author | Borges, Madeleine Leite de Morais | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Madeleine Leite de Morais. As contribuições da música como ferramenta pedagógica no desenvolvimento integral da criança na educação infantil. 2024. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo geral identificar as concepções dos(as) docentes sobre
a utilização de Música na Educação Infantil, considerando a atuação junto a bebês e crianças
bem pequenas na creche. Seu potencial é de contribuir significativamente para o
desenvolvimento de novos materiais com aplicações práticas e outras percepções dos
profissionais da educação. A questão problema construída que serviu como base para a
investigação trilhada é como professoras e professores têm apontado o uso da música na
Educação Infantil em suas práticas?. Para tanto, o instrumento metodológico usado para
levantar essas percepções foi um questionário, aplicado para 8 professoras de uma instituição
púbica de Alto Paraíso de Goiás, além uma pesquisa exploratória, que envolveu a investigação
da literatura, focado em estudos recentes, evidenciando as práticas pedagógicas com a
linguagem musical na creche. Além disso, foi realizando também a análise de documentos
institucionais, como a BNCC, o Documento Curricular de Goiás (DC-GO) e o Projeto Político
da Pedagógico de uma creche no município de Alto Paraíso de Goiás-GO. Como resultados, foi
possível identificar pontos relevantes acerca da prática docente com a música na instituição
investigada, onde a importância de seu uso é evidenciada e há muita persistência dos docentes
em superar dificuldades na prática, como a falta de formação continuada, de recursos e
investimentos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicalização | pt_BR |
dc.title | As contribuições da música como ferramenta pedagógica no desenvolvimento integral da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T13:22:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T13:22:37Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41139 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.description.abstract1 | The present work had the general objective of identifying teachers’ conceptions about the use
of Music in Early Childhood Education, considering the work with babies and very young
children in daycare. Its potential is to contribute significantly to the development of new
materials with practical applications and other insights from education professionals. The
constructed problem question that served as the basis for the investigation is how teachers have
pointed out the use of music in Early Childhood Education in their practices? To this end, the
methodological instrument used to raise these perceptions was a questionnaire, applied to 8
teachers from a public institution in Alto Paraíso de Goiás, in addition to exploratory research,
which involved the investigation of literature, focused on recent studies, highlighting
pedagogical practices with musical language in daycare. In addition, we also analyzed
institutional documents, such as the BNCC, the Goiás Curricular Document (DC-GO) and the
Pedagogical Political Project of a daycare center in the municipality of Alto Paraíso de GoiásGO. As a result, it was possible to identify relevant points regarding teaching practice with
music in the investigated institution, where the importance of its use is highlighted and there is
a lot of persistence on the part of teachers in overcoming difficulties in practice, such as the
lack of continued training, resources and investments. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|