Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnaPaulaMoreiraDosSantos_tcc.pdf2,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Alfabetização e letramento em uma escola classe de São Sebastião/DF durante e após a pandemia de covid-19
Autor(es): Santos, Ana Paula Moreira dos
Orientador(es): Felipe, Henrique de
Coorientador(es): Senkevics, Adriano
Assunto: Pandemia
Covid-19
Alfabetização
Ensino fundamental - séries iniciais
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 29-Out-2024
Data de publicação: 21-Jan-2025
Referência: SANTOS, Ana Paula Moreira dos. Alfabetização e letramento em uma escola classe de São Sebastião/DF durante e após a pandemia de covid-19. 2024. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho investiga os impactos da pandemia de Covid-19 no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola de São Sebastião/DF, analisando as práticas docentes adotadas durante e após o ensino remoto. A pandemia gerou uma reorganização social que afetou profundamente o sistema educacional brasileiro, destacando as desigualdades preexistentes, como a falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas, em contraste com as privadas. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou entrevistas semiestruturadas com professoras do 1º ao 3º ano do ensino fundamental para compreender os desafios enfrentados no período de ensino remoto e as estratégias adotadas no retorno às aulas presenciais. Os principais resultados mostram que a defasagem de aprendizagem, a falta de socialização dos alunos, as salas superlotadas e a ausência de monitores para alunos com deficiência foram problemas recorrentes. As professoras adotaram estratégias como reforço escolar, reagrupamento de alunos e projetos de acolhimento emocional para mitigar os impactos negativos. Conclui-se que, embora os esforços tenham sido significativos, a pandemia exacerbou as desigualdades educacionais, evidenciando a necessidade de políticas públicas mais eficazes para garantir a equidade no acesso à educação de qualidade.
Abstract: This work investigates the impacts of the Covid-19 pandemics on the literacy process in the initial grades of elementary school at a school in São Sebastião/DF, analyzing the teaching practices adopted during and after remote teaching. The pandemics generated a social reorganization that profoundly affected the Brazilian educational system, highlighting pre-existing inequalities, such as the lack of technological resources in public schools, in contrast to private ones. The qualitative research used semi-structured interviews with teachers from the 1st to 3rd year of elementary school to understand the challenges faced during the remote teaching period and the strategies adopted when returning to in-person classes. The main results show that the learning gap, the lack of socialization of students, overcrowded classrooms and the absence of monitors for students with disabilities were recurring problems. The teachers adopted strategies such as tutoring, student regrouping and emotional support projects to mitigate negative impacts. It is concluded that, although the efforts were significant, the pandemic exacerbated educational inequalities, highlighting the need for more effective public policies to guarantee equity in access to quality education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.