Título: | A inclusão escolar de crianças cegas em uma turma de alfabetização de uma escola inclusiva do Distrito Federal |
Autor(es): | Sousa, Letícia Pereira Santos de |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Educação inclusiva Alfabetização Cegos - educação |
Data de apresentação: | 10-Jul-2018 |
Data de publicação: | 20-Jan-2025 |
Referência: | SOUSA, Letícia Pereira Santos de. A inclusão escolar de crianças cegas em uma turma de alfabetização de uma escola inclusiva do Distrito Federal. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante o segundo semestre de
2017 e finalizada durante o primeiro semestre de 2018. O trabalho tem como objetivo
principal compreender o processo de inclusão de duas crianças cegas incluídas em sala de
aula comum regular. Para alcançar esse objetivo, tem como objetivos específicos conhecer a
metodologia e as estratégias pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização das crianças
cegas incluídas em sala de aula comum regular, identificar os recursos de acessibilidade
disponibilizados pela escola e pela docente para apoiar o processo de alfabetização, analisar a
estrutura e as atividades do atendimento educacional especializado (AEE), verificar as
atividades avaliativas realizadas com as crianças cegas.
A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se como estudo de
caso, como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação, entrevista
semiestruturada, questionário de perfil e análise documental (Projeto Político Pedagógico e
diário de campo da autora). Os sujeitos da pesquisa são dois alunos cegos incluídos na sala de
aula comum regular de uma escola pública de anos iniciais do Distrito Federal.
Para organizar e facilitar a compreensão do processo de alfabetização a autora separou
em categorias de análise que são a contextualização da escola pesquisada, caracterização das
docentes, da turma e das crianças com deficiência visual participantes da pesquisa, o processo
de alfabetização de alunos cegos em sala de aula comum regular, o apoio especializado no
processo de alfabetização de crianças cegas e desafios para a alfabetização de crianças em
contexto inclusivo.
A partir das etapas descritas acima, foi possível compreender o processo de
alfabetização de crianças cegas incluídas em sala de aula comum regular. |
Abstract: | This work is a result of a research made during the second semester of 2017 until the
end of the first semester of 2018. The main objective of this work is to understand the literacy
process of two blind children included in the regular classroom. To reach this goal, the
specific objectives are to know the methodology and pedagogical strategies used in the
literacy process of blind children included in the regular classroom, to identify the
accessibility resources available in the school and the teacher’s support in the literacy process,
analyze the structure and activities of the Specialized Educational Service (SES), verify the
evaluation activities performed with the blind children.
The research is based on the qualitative approach and it is characterized as a case
study, as a data collection instrument it was used the participant observations, a semi structured interview, a profile questionnaire and documentary analysis (Pedagogical Political
Project and author's field diary). The students are two blind kids included in the regular
classroom of a public school of preschool in Distrito Federal.
In order to organize and facilitate the understanding of the literacy process, the author
separated into categories of analysis: the contextualization of the researched school,
description of the teachers, the class, the blind children in the research, the literacy process of
blind students in the classroom of regular classroom instruction, specialized support in the
process of literacy for blind children, and challenges for children's literacy in an inclusive
context.
From the steps described above, it was possible to understand the literacy process of
blind children included in the regular classroom. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.