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2018_LeticiaPereiraSantosSousa_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorZardo, Sinara Pollom-
dc.contributor.authorSousa, Letícia Pereira Santos de-
dc.identifier.citationSOUSA, Letícia Pereira Santos de. A inclusão escolar de crianças cegas em uma turma de alfabetização de uma escola inclusiva do Distrito Federal. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante o segundo semestre de 2017 e finalizada durante o primeiro semestre de 2018. O trabalho tem como objetivo principal compreender o processo de inclusão de duas crianças cegas incluídas em sala de aula comum regular. Para alcançar esse objetivo, tem como objetivos específicos conhecer a metodologia e as estratégias pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização das crianças cegas incluídas em sala de aula comum regular, identificar os recursos de acessibilidade disponibilizados pela escola e pela docente para apoiar o processo de alfabetização, analisar a estrutura e as atividades do atendimento educacional especializado (AEE), verificar as atividades avaliativas realizadas com as crianças cegas. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso, como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação, entrevista semiestruturada, questionário de perfil e análise documental (Projeto Político Pedagógico e diário de campo da autora). Os sujeitos da pesquisa são dois alunos cegos incluídos na sala de aula comum regular de uma escola pública de anos iniciais do Distrito Federal. Para organizar e facilitar a compreensão do processo de alfabetização a autora separou em categorias de análise que são a contextualização da escola pesquisada, caracterização das docentes, da turma e das crianças com deficiência visual participantes da pesquisa, o processo de alfabetização de alunos cegos em sala de aula comum regular, o apoio especializado no processo de alfabetização de crianças cegas e desafios para a alfabetização de crianças em contexto inclusivo. A partir das etapas descritas acima, foi possível compreender o processo de alfabetização de crianças cegas incluídas em sala de aula comum regular.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordCegos - educaçãopt_BR
dc.titleA inclusão escolar de crianças cegas em uma turma de alfabetização de uma escola inclusiva do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-20T14:45:54Z-
dc.date.available2025-01-20T14:45:54Z-
dc.date.submitted2018-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41125-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work is a result of a research made during the second semester of 2017 until the end of the first semester of 2018. The main objective of this work is to understand the literacy process of two blind children included in the regular classroom. To reach this goal, the specific objectives are to know the methodology and pedagogical strategies used in the literacy process of blind children included in the regular classroom, to identify the accessibility resources available in the school and the teacher’s support in the literacy process, analyze the structure and activities of the Specialized Educational Service (SES), verify the evaluation activities performed with the blind children. The research is based on the qualitative approach and it is characterized as a case study, as a data collection instrument it was used the participant observations, a semi structured interview, a profile questionnaire and documentary analysis (Pedagogical Political Project and author's field diary). The students are two blind kids included in the regular classroom of a public school of preschool in Distrito Federal. In order to organize and facilitate the understanding of the literacy process, the author separated into categories of analysis: the contextualization of the researched school, description of the teachers, the class, the blind children in the research, the literacy process of blind students in the classroom of regular classroom instruction, specialized support in the process of literacy for blind children, and challenges for children's literacy in an inclusive context. From the steps described above, it was possible to understand the literacy process of blind children included in the regular classroom.pt_BR
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