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Título: Estudo qualitativo entre os métodos OTPA (Análise Operacional dos Caminhos de Transferência) e TPA (Análise dos Caminhos de Transferência) aplicados na medição do PassBy Noise utilizando o software Ansys
Autor(es): Dias, Felipe Nascimento
Orientador(es): Moura, Henrique Gomes de
Assunto: Veículos
Veículos - emissão sonora
Veículos automotores
Análise Operacional dos Caminhos de Transferência (OTPA)
Análise dos Caminhos de Transferência (TPA)
Ruído
Data de apresentação: 23-Set-2024
Data de publicação: 16-Jan-2025
Referência: DIAS, Felipe Nascimento. Estudo qualitativo entre os métodos OTPA (Análise Operacional dos Caminhos de Transferência) e TPA (Análise dos Caminhos de Transferência) aplicados na medição do PassBy Noise utilizando o software Ansys. 2024. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo qualitativo simula e compara os métodos OTPA (Análise Operacional dos Caminhos de Transferência) e TPA (Análise dos Caminhos de Transferência) possuindo como base medição dos níveis de ruído gerados por veículos automotores, conforme esta belecido na Resolução 272/00 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e na Norma Brasileira NBR 15145:2004. A análise é conduzida utilizando o software Ansys, reconhecido por sua eficácia na modelagem e simulação de fenômenos físicos complexos. O foco principal é avaliar a eficácia desses métodos na identificação e caracterização das vias de transferência do ruído, proporcionando uma compreensão mais profunda dos fa tores que contribuem para a emissão sonora veicular. A Resolução 272/00 do CONAMA estabelece padrões para emissão de ruídos provenientes de veículos automotores, visando à preservação da qualidade ambiental. A norma NBR 15145:2004 complementa esse ce nário normativo, fornecendo diretrizes específicas para a medição e avaliação dos níveis de ruído. A escolha do Ansys como ferramenta de análise destaca-se pela sua capacidade de modelagem precisa, simulação de condições operacionais e interpretação robusta dos resultados. A abordagem qualitativa visa fornecer insights sobre as vantagens e limitações de cada método, contribuindo para aprimorar as práticas de medição e controle de ruído veicular.
Abstract: This qualitative study simulates and compares the OTPA (Operational Transfer Path Analysis) and TPA (Transfer Path Analysis) methods, based on the measurement of noise levels generated by motor vehicles, as established by Resolution 272/00 of CONAMA (National Council for the Environment) and Brazilian Standard NBR 15145:2004. The analysis is conducted using the Ansys software, known for its effectiveness in modeling and simulating complex physical phenomena. The main focus is to assess the effectiveness of these methods in identifying and characterizing noise transfer paths, providing a deeper understanding of the factors contributing to vehicle sound emissions. Resolution 272/00 of CONAMA sets standards for noise emissions from motor vehicles, aiming to preserve environmental quality. Standard NBR 15145:2004 complements this regulatory framework by providing specific guidelines for noise measurement and evaluation. The choice of Ansys as an analysis tool stands out for its precise modeling, simulation of operational conditions, and robust interpretation of results. The qualitative approach aims to provide insights into the advantages and limitations of each method, contributing to the improvement of vehicle noise measurement and control practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.
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